sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estiagem reduz produção de queijos no Seridó


queijo sebrae
A seca que já dura dois anos no Rio Grande do Norte tem causado prejuízos em diversos setores da economia, principalmente agricultura e pecuária. A diminuição da oferta do leite tem afetado diretamente a produção de queijos e laticínios no Seridó, região que detém a maior bacia leiteira do estado. Ainda sem expectativa de chuvas, o sertanejo se preocupa cada vez mais com o nível dos reservatórios e a possibilidade de não criar pasto para os rebanhos, o que deve agravar mais ainda a mortandade das vacas.

As alternativas para retomar a produção de derivados de leite na região serão discutidas durante o XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que começa na próxima terça-feira (4), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

Para se ter uma dimensão da situação, a baixa produtividade de leite afetou uma das maiores produtoras de laticínios da região, a Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Seridó (Cersel). Situada em Currais Novos, a cooperativa tem sido uma das prejudicadas com a queda na produção do leite. Segundo o secretário da Cersel, Mariano Coelho, a queda na produção de leite na região chegou a 40%, em relação à oferta de 2011. Atualmente, a Cersel está beneficiando apenas 15 mil litros de leite por dia, uma produção bem abaixo da capacidade diária do parque industrial de laticínios, que é de até 70 mil litros de leite.

A maior parte da matéria prima usada na cooperativa é adquirida de 130 pequenos produtores dos nove municípios do Seridó. A Cersel normalmente produz queijo de manteiga, minas frescal, minas padrão, de coalho, ricota, requeijão cremoso, bebidas lácteas, iogurte de diversos sabores e manteiga, além de pasteurizar o leite, mas agora parte das atividades está comprometida. “Com a redução da oferta de leite, a cooperativa suspendeu a produção do queijo mussarela, bem como o fornecimento para o Programa do Leite do Governo do Estado e para o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, que representavam uma demanda diária de 10 mil litros de leite”, explica Mariano Coelho.

CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa na Agência Sebrae

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Exposição Agropecuária do Seridó deverá ser outro fracasso


gado exposição hoje Já havia antecipado a Coordenação de Eventos da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca anuncia para os dias 21 e 22 de junho, a realização da 40ª Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel.

O evento contará com o apoio da Prefeitura de Caicó, conforme ficou acertado nesta sexta-feira (31), após reunião entre o prefeito Roberto Germano e o coordenador da Secretaria de Agricultura, Eduardo Melo.

Durante a exposição, a Emater irá promover cursos e oficinas envolvendo caravanas de agricultores familiares de toda a região.

Do blogue: Uma péssima data! Vários eventos juninos são realizados durante este período em várias cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Esvaziando a cidade literalmente. Festejos juninos em Assu, Mossoró, Patos, Campina Grande e outros municípios. A exposição caminha para um novo fracasso a exemplo de anos anteriores. Alguns agropecuaristas desejam que o evento seja realizado na primeira semana da Festa de Santana.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Instituições caicoenses cobrarão soluções ao Governo do Estado para combater insegurança



segurança caicoSem dinheiro para manutenção, dez viaturas da Polícia Militar estão prejudicadas, sem atuar no combate a violência em Caicó. A informação foi dada pelo comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Major Walmary Costa, durante reunião com representantes institucionais, na Casa do Empresário. O comandante apresentou o relatório em que constavam 506 ocorrências registradas pelo 6º BPM até o dia 15 de maio deste ano, somente no centro comercial de Caicó.

Agentes da Polícia Civil também participaram da reunião e apresentaram as dificuldades da polícia judiciária que atua na cidade. Em Caicó, por exemplo, existem quatro delegacias e apenas dois delegados, falta equipe de investigação e a Delegacia Municipal não funciona em regime de plantão, destacou um servidor presente.

“A Casa do Empresário quer colaborar com a mobilização das instituições envolvidas com a garantia da segurança, para cobrarmos ações do Governo do Estado e evitar um caos futuro. As reuniões que estamos realizando têm como objetivo definir direcionamentos de forma conjunta”, observou José Jorge, presidente da CDL Caicó.

O presidente da OAB Subseção Caicó, Roberto Diniz, considerou o debate importante. “Toda a cadeia da segurança pública está prejudicada. Polícias sem estrutura; maioria das investigações não acontecem; presídio e albergue estão interditados; ITEP sem funcionalidade e não temos cadeia pública; essa é a nossa realidade”, lamentou Roberto Diniz, afirmando que tudo contribui para o sentimento de impunidade.

Representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal estiveram presentes na reunião provocada pela classe empresarial. “Essa luta não é para resolver problemas dos empresários, mas para contribuir com o fortalecimento da segurança de toda Caicó”, destacou Dênio Alves, presidente da ACISC. Um diagnóstico está sendo elaborado e será encaminhado ao Governo, subscrito pelas instituições caicoenses, cobrando providências do Estado.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza site institucional na internet



Agora a população de Santa Cruz poderá acompanhar as ações do poder executivo através da Internet. A prefeitura colocou no ar, nesta terça-feira (27), a sua nova página web, que pode ser acessada por meio do endereço: www.santacruz.rn.gov.br. Com um novo layout, o site traz informações do município, toda a estrutura administrativa, perfil dos gestores, link para o Portal da Transparência que apresenta dados como a arrecadação das receitas, orçamento anual e despesas do executivo.

O novo site da prefeitura também prioriza a informação, nele os internautas poderão acompanhar todas as ações da administração pública municipal.

“A internet hoje é uma ferramenta muito importante e faz parte das nossas vidas, e será através dessa ferramenta que a população terá a oportunidade de acompanhar de perto as nossas ações”, afirmou a prefeita Fernanda Costa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz

SAMU será instalado em Santa Cruz no início do próximo semestre

/noticias/santa-cruz/8811.htmlAs prefeituras de Santa Cruz, Currais Novos, Caicó e Parelhas serão contempladas com bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Trairi/Seridó. Desde o mês passado, os prefeitos destas quatro cidades têm conversado com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública sobre a implantação do serviço e como será feita a coordenação dos trabalhos.

Já está definido que cada cidade terá uma unidade do SAMU. A partir de agora, a secretaria vai visitar os municípios para saber qual a estrutura que cada um tem como suporte dos trabalhos do SAMU e em que o estado poderá ajudar.

Mesmo com as bases da parceria, praticamente, definidas, as prefeituras continuam negociando com o estado para tentar melhorar o que será oferecido, pois todos os municípios acham pouco apenas uma ambulância para cada um.

Aliado ao SAMU está previsto para este ano o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que traz expectativa de melhorar consideravelmente o sistema de saúde de urgência oferecido em Santa Cruz. Os serviços serão interligados para oferecer um melhor sistema de atendimento ao município.

A expectativa da Prefeitura de Santa Cruz é que o SAMU já esteja funcionando na cidade no início do próximo semestre e que o serviço de urgência do município seja melhor oferecido a população do Trairi.

Na tarde de terça-feira (28), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) levou, por meio da aeronave Potiguar I, um paciente de dois anos vítima de derrame pleural, que estava internado do Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz, para o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró. A criança seria levada para Natal, mas como não havia vaga disponível foi encaminhada para Mossoró.

FONTE: RÁDIO SANTA CRUZ AM

Após atrações, Arraiá do Aviões divulga local de vendas


arraia dos avioes
Terminou a expectativa: os ingressos para o Arraiá do Aviões já estão a venda na loja Polo Play, no Midway Mall. A festa que acontece dia 15 de junho na arena do Hotel Imirá, na Via Costeira, terá como atrações principais Aviões do Forró, Dorgival Dantas e Solteirões do Forró.

No intervalo das bandas, o camarote não para ao som da dupla Brenno e Zeu além do cantor André Luvi. A festa vai transformar a Arena do Imirá em um grande arraiá como acontece em cidades com tradição nos festejos juninos. Tudo planejado pela 98 FM, B Shows e Jovem Pan, responsáveis pela organização do evento.

Com uma estrutura – espaços e serviços – diferenciada desde a sua montagem, a festa promete muito ser feita do melhor do forró do começo ao fim. Pela 1ª vez Natal recebe uma festa desse porte, que promete ser o maior evento junino de Natal.

Além da Polo Play, os ingressos podem ser adquiridos com os comissários da festa e no sitewww.bobticket.com.br.. Informações no perfil @B_Shows no twitter e nos telefones 3213-0412 (Polo Play) e 3620-5262 (Telepesquisa).

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

ÊITA QUE SÃO JOÃO ARRETADO DE BOM NA REDE UNICOMPRE SUPERMERCADO LUCENA CONFIRA AS OFERTAS





Cavalgada no RN comemora chegada dos festejos juninos


d2c7ba257166990b466212f74dafe636aeacbc8fUm grupo de potiguares está comemorando a chegada dos festejos juninos com uma cavalgada de três dias pelo interior do estado. A caravana que, saiu na última quinta-feira (30) do Museu do Vaqueiro, em São José de Mipibu, na Grande Natal, com destino ao santuário de Santa Rita de Cássia, localizado no município de Santa Cruz, região do Trairi do Rio Grande do Norte.
Os sertanejos aproveitam o momento de fé para pedir mais chuva para o Nordete.
Os sertanejos seguem a viagem festejando por onde passam, lembrando quem mais cantou e encantou o povo do sertão. “Vamos lembrar de Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Jacson do Pandeiro, Elino Julião e de outros tantos nordestinos que deram nome e valor à sua terra, o Nordeste deste país”, explicou o sanfoneiro Marcos Lopes, um dos organizadores da cavalgada.
O destino da caravana, o santuário de Santa Rita de cássia, fica a quase 200 quilômetros de Natal. Eles sempre comemoram com festa cada parada em vilas e fazendas da região. “Viva a São João, viva a São Pedro, viva a Santo Antônio”, diz um dos participantes da caravana.

Currais Novos promoverá audiência sobre Universidade Federal do Seridó


Prefeito Vilton Cunha, monsenhor Tércio e padre Ivanoff
Prefeito Vilton Cunha, monsenhor Tércio e padre Ivanoff

O prefeito Vilton Cunha confirmou esta semana a realização de uma audiência pública em Currais Novos para discutir a criação da Universidade Federal do Seridó, a exemplo da que foi promovida em Caicó. Com data confirmada para 13 de junho, o evento acontecerá na sede da Associação dos Municípios do Seridó Oriental, em horário a ser definido.

O evento pretende reunir autoridades políticas, educacionais, religiosas, representantes institucionais e cidadãos de Currais Novos e cidades vizinhas. O pároco de Sant’Ana, Welson Rodrigues, e o presidente da OAB Subseção Currais Novos, José Maria, confirmaram apoio ao evento e auxiliarão na mobilização das instituições para a audiência.

“Esta é a segunda cidade-polo em que promovemos a audiência pública para discutir a nova Universidade Federal do Seridó. Nosso objetivo é promover outra também em Parelhas. Com esses eventos, a Diocese de Caicó e as instituições articuladoras pretendem mobilizar a região em favor da campanha pela criação da nova instituição de ensino superior”, observou Monsenhor Tércio, articulador regional da campanha.

A programação do evento ainda será definida e convites serão enviados para instituições. A Diocese de Caicó também pretende articular com as rádios de Currais Novos e região a transmissão da audiência pública.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Secretários de Obras e Educação se reuniram para organizar 4ª Semana do meio ambiente


Com o tema pense globalmente e haja localmente, a cidade de São José do Seridó sediará de  3 á 5 de junho de 2013 a 4ª semana do meio ambiente.
Os secretários Josimar Araújo (Obras ,  Urbanização e Meio Ambiente) e José Roberto  (Educação e Cultura), estiveram reunidos nesta sexta feira,31, com vistas a  definição da programação da semana do meio ambiente que acontece de 3 á 5 de junho de 2013.
A promoção é da Prefeitura municipal de São José do Seridó e uma realização das secretarias de Educação e cultura e da secretaria de urbanismo  e meio ambiente.
A comunidade em geral pode participar desta programação que tem por objetivo maior o cuidado com o  eco sistema em que vivemos.
As Escolas  Raimundo Silvino e   Raul Medeiros Dantas participarão  desta programação.
No dia 03  de junho acontece as palestras educativas nas Escolas  Raimundo Silvino ás  13 horas e as 19 horas na Raul de M. Dantas.
Já no dia 4 é a vez do CRAS  sediar a conferência  livre  ás 19 horas .Este as conferência focarão a questão dos resíduos sólidos.
A programação da conferencia  será a seguinte: 
19 horas apresentação  de alunos do 2º ano do  ensino  fundamental  da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas; 19:20- palestra Lei Brasileira  e resíduos sólidos- participação da sociedade nesse processo; 
O palestrantes será :   Joseilton Ferreira- CÁRITAS DIOCESANA DO BRASIL
As  20 horas o professor Mestre  Josimar Araújo de Medeiros   falar um relatório  sobre a experiência  de manejo dos resíduos sólidos  em São José do Seridó.
E no dia 5  acontece a visita a projetos focados  na preservação ambiental  e plantio de mudas nativas  nas vias publicas.
 
ASSECOM 

Comunidade São Paulo realizou ontem a coroação de Nossa Senhora




A comunidade   São Paulo  celebrou nesta quinta feira,30, a coroação de Nossa Senhora com grande participação popular.
A coroação  foi presidida pelo Padre Fabiano Mauricio Dantas e aconteceu na capela de São Paulo Apóstolo na referida comunidade.
O Padre Fabiano agradeceu a presença do Prefeito Jackson e da primeira Dama Ilca e pela pavimentação do largo da igreja e foi aplaudido por todos os presentes.
O Prefeito  Jackson e a Primeira Dama  Ilca rezaram   junto com a comunidade .E em agradecimento foram bem   recebidos pelos moradores locais.
 
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

PRIMEIRA DAMA ELOGIA RECEPTIVIDADE DOS MORADORES DO SÃO PAULO ADJACENCIAS

Durante o período diurno  a  Primeira Dama Ilca fez visitas á moradores da comunidade São Paulo e comunidades vizinhas ao lado do filho Jackson Filho e de sua namorada Franciele Lopes.
“Fiquei muito feliz com a receptividade daquele povo a quem quero bem e  Jackson Filho e Franciele também gostaram muito”, disse Ilca  ao blog de Carlos Felipe.

FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

Corpus Christi em São José baseado na fé e na arte




A igreja católica de São José do Seridó realiza todos os anos a celebração de corpus Christi.
É um momento de fé e de  reflexão através da palavra de Deus.
Celebrada pelo Pároco local Padre Fabiano Mauricio Dantas   o dia de corpus Christi   é momento de refletir   e de se aproximar de Deus através da sua palavra.
Na arte um dos  momentos que mais  marca o município é a confecção do corpus christi   que é feito pelo Padre Fabiano  e pessoas da comunidade.


São José do Seridó vivenciará hoje a coroação de Nossa Senhora

A comunidade católica de São José do Seridó viverá logo mais a noite a  coroação de Nossa Senhora  no final do mês Mariano que foi marcado por novenas em todos os setores da cidade.
Além da coroação haverá uma apresentação teatral  feita por jovens do grupo enraizados  em Cristo.
 
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

Poétas de São José do Seridó serão atração no aniversário da Rádio Ibiapina e da paróquia de Florânia



Os Poétas Carlos Alberto  ,  Preta  de Amadeus, Bonedes Eduardo, José Lúcio  e Tertuliano Ribeiro serão atração hoje na cidade de Florânia por ocasião do aniversário da Rádio Ibiapina e da paróquia de Florânia.
O evento está sendo promovido pelos integrantes da Rádio e paróquia de   São Sebastião e apoio cultural do Prefeito Junior de Januncio.

No sábado os Poétas serão atração no distrito Palma   numa organização  do vereador, Radialista e poéta Djalma Mota. Ainda serão atração  Sebastião Dias  e  Benedito Nascimento.
 
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

Partido dos trabalhadores de São José do Seridó se organiza com vistas às eleições municipais de 2016

O partido dos trabalhadores  do município de São José do Seridó  se organiza com vistas as eleições municipais em 2016.
Fundado no município  a mais de 10 anos o partido tem como  objetivo ajudar a gestão  local   a trabalhar pelo crescimento do município.
Uma das metas do partido no campo político  é  o de  voltar a ocupar no legislativo  a vaga conquistada em 2004. O partido se organiza para eleger um vereador  no município.
 
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

Prefeito de São José comemora a aquisição de mais duas máquinas para o município




O prefeito de  São José Seridó,  Jackson Dantas,  está feliz com a aquisição de mais duas maquinas para o município. Trata-se de uma retroescavadeira e de uma motoniveladora.

A presidenta da república, Dilma Rousseff,   estará presente ao evento   que acontecerá na Escola de Governo (Centro administrativo), em Natal, capital do Estado.

Ao todo serão entregues 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para os municípios que sofrem os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores.
ASSECOM 

MAGAZINE SÃO JOSÉ O SHOPPING DA CIDADE.



Atenção São José do Seridó o  endereço certo para economizar na hora de comprar e no Magazine São José. lá você vai encontrar tudo em cama mesa e banho e ainda Kits  da boticário, natura, joias ,bolsa feminina ,e utilidades para o lar, roupas masculino e feminino, peças íntimas e muito mais, vá até a nossa loja. 
 
 Além de ter preços que cabem direitinho em seu orçamento ainda dispõe de um atendimento de primeira.  Magazine São José o Shopping Da Cidade Rua Manoel Teodoro Nº 115 -Centro de Nossa Cidade Fone 3478-2253 uma organização de Magizana vá lá e confira o estamos anunciando.

Copa das Confederações inflaciona preços de passagens aéreas e diárias em hotéis

8055
Vista geral do Estádio Nacional Mané Garrincha, palco da Copa
Deu no Correio Braziliense... Quem vier a Brasília para assistir ao jogo de abertura da Copa das Confederações deve preparar o bolso. Os hotéis que ainda têm quartos disponíveis chegam a cobrar cinco vezes mais pela estada no primeiro fim de semana do evento esportivo, em 15 de junho, quando Brasil e Japão se enfrentam no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Pesquisa feita pelo Correio em sites especializados e com alguns hotéis revelou que as diferenças entre os valores passam de 200% entre o período da Copa das Confederações e os fins de semana anteriores ou seguintes à competição — em média, o preço pode variar R$ 562.
 
O próprio torneio justifica a elevação dos preços e não os serviços tradicionais oferecidos pelo setor — quartos com ar-condicionado, tevê a cabo, frigobar, rede wi-fi gratuita, café da manhã gratuito e estacionamento. Entre as hospedagens concentradas no coração da capital, uma que oferece a vantagem da proximidade do estádio — “cinco minutos de carro” — pede R$ 1.040 pelo conforto. O mesmo hotel, na semana anterior ao campeonato, cobra R$ 298 pela diária. Por telefone, uma atendente explicou que tarifas flutuantes são comuns em épocas de grandes eventos e congressos. Para 7, 8 e 9 de junho, exatamente uma semana antes da Copa, ela confirmou que a diária será a “normal de fim de semana”.

Ceramistas e órgãos ambientais chegam a um acordo


foto_ceramistasRepresentantes da indústria ceramista do Rio Grande do Norte e órgãos ambientais e fiscalizadores chegaram a um acordo em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta que adequará as atividades e possibilitará a liberação das licenças ambientais, que não são concedidas há cerca de 2 anos. O acordo aconteceu durante reunião realizada na última quarta-feira (29) no Ministério Público com participação do deputado estadual Hermano Morais (PMDB).
Essa foi a nona reunião intermediada pelo deputado entre ceramistas e órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, Ibama, Ministério Público, CTGás, UFRN e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros. O TAC finalizado será assinado pelos ceramistas em solenidade na Escola do Governo, às 9h, no dia 14 de junho.

COOPTESE suspenderá transporte de alunos da zona rural de Caicó


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Depois de não receber reposta quanto ao débito acumulado desde fevereiro deste ano, a Cooperativa dos Proprietários de Transportes de Estudantes e Passageiros do Seridó (COOPETESE), sediada em Caicó, decidiu paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira (03).

Os associados da COOPETESE realizavam o transporte de alunos da rede estadual, mediante contrato terceirizado com a empresa TAC (Transporte de Aluguel de Carros), de Natal, mas até agora só haviam recebido o valor de R$ 26.288,00, equivalente apenas a oito dias letivos. Segundo o presidente da cooperativa, Assis Railson de Morais, a TAC “alega que não tem feito os pagamentos em razão da falta de repasse pelo governo do estado”.

Railson lamentou o “prejuízo ocasionado aos estudantes, mas sem que o governo estadual cumpra as suas obrigações não resta alternativa senão a paralisação”.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Estação chuvosa chega ao fim com volume de água insuficiente


120899A Tribuna do Norte traz em destaque na sua edição desta sexta-feira(30) uma triste constatação para o interior do RN:

A estação das chuvas está chegando ao fim no sertão do Rio Grande do Norte e, mais uma vez, o quadro é de seca. Não com a intensidade de 2012, considerada a maior dos últimos 50 anos, mas com volume de água insuficiente para garantir a produção agrícola. De acordo com dados da Emparn, no período janeiro-março, os registros mostram situação de “seca extrema” nas mesorregiões Oeste e Central, onde estão localizados 99 dos 167 municípios e vivem 1,25 milhão de habitantes, 38% da população do Estado.
“As condições não favoráveis referentes ao campo da temperatura das águas do oceano confirmaram as previsões de chuvas abaixo da média para o período no semiárido”, informa a Emparn. Isso impediu que a Zona de Convergência Intertropical, principal indutor de chuvas na região Norte do Nordeste, se deslocasse até o continente. Confira AQUI e veja a reportagem completa.

ÓTICAS MARKES SUA VISÃO COM QUALIDADE.

A Ótica Markes Lá Você vai Encontrar  óculos e relógios tudo com uma qualidade e precinho que só a Óticas Markes tem.

Aqui você cliente amigo encontra um bom atendimento, qualidade, e preço excelente. Venha visitar uma das quatro lojas:
 
CRUZETA: (084) 3473-2391
 SÃO JOSÉ DO SERIDÓ: (084) 3478-2363
JOÃO CÂMARA: (084) 3262-2028
SERRA NEGRA DO NORTE: (084) 3426-2024 

ÓTICAS MARKES SUA VISÃO COM QUALIDADE.

Garota passa meses malhando e uma perna fica mais fina do que a outra


perna fina
A adolescente capixaba, Camila da Costa Carvalho, entrou na academia para malhar apenas uma perna. Após seis meses de malhação, Camila ficou com uma perna grossa (a que malhou) e outra fina.
O objetivo de Camila era comparar o resultado da perna malhada com a outra. “Percebi que o resultado obtido na academia foi bem satisfatório, consigo enxergar a diferença de uma perna pra outra”, disse Camila.
Para não continuar com uma perna grossa e outra fina, Camila disse que agora vai se dedicar a malhar a outra perna, até que as duas fiquem iguais.


 Do G17








estação chuvosa termina com seca extrema

Da Tribuna do Norte:

A estação das chuvas está chegando ao fim no sertão do Rio Grande do Norte e, mais uma vez, o quadro é de seca. Não com a intensidade de 2012, considerada a maior dos últimos 50 anos, mas com volume de água insuficiente para garantir a produção agrícola. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), no período janeiro-março,  os registros mostram situação de “seca extrema” nas mesorregiões Oeste e Central, onde estão localizados 99 dos 167  municípios e vivem 1,25 milhão de habitantes, 38% da população do Estado.

“As condições não favoráveis referentes ao campo da temperatura das águas do oceano confirmaram as previsões de chuvas abaixo da média para o período no semiárido”, informa a Emparn. Isso impediu que a Zona de Convergência Intertropical, principal indutor de chuvas na região Norte do Nordeste, se deslocasse até o continente.

Os dados coletados até quarta-feira, dia 28, nas centenas de pluviômetros espalhados pelo interior, colocam todos os 167 municípios,  na condição de seca extrema, isto é, os índices pluviométricos ficaram muito abaixo da média histórica. Foi o caso, por exemplo, de Apodi, um dos municípios com maior área rural do Rio Grande do Norte e onde está encravada a barragem Santa Cruz, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos de água.  Entre 1º de janeiro e 29 de maio foram registrados 400,3 milímetros de chuvas.

A escala meteorológica do município tem a seguinte divisão: até 426 milímetros, quadro “Muito Seco”; de 427 a 562 “Seco”; de 563 a 867 “Normal”, de 868 a 1.068 “Chuvoso”. Acima disso, “Muito Chuvoso”. No semiárido, apenas um município atingiu, até agora, volume de chuva para ser enquadrado como “inverno normal” do ponto de vista do volume de água. Foi Campo Grande, no Médio Oeste, onde já choveu mais de 654 milímetros, levando-se em conta a média dos dois pluviômetros que colhem dados para a Emparn.
As chuvas fizeram sangrar no sábado (20/04), a barragem da Pepeta (no campo de aviação). Outros municípios como Martins (743,4 mm), Serrinha dos Pintos (737,5) e Major Sales (734,1), todos no Alto Oeste, podem superar a média considerada “normal” com mais 30 milímetros de chuva neste final de temporada.
chuvas RN

POSTO SANTANA III

Justiça revoga liminar e libera Maracanã para Brasil X Inglaterra

O governo do Rio de Janeiro anunciou na noite desta quinta-feira que a liminar que havia suspendido o amistoso de domingo entre Brasil e Inglaterra no Maracanã foi revogada. O confronto, desta forma, está confirmado para as 16h (de Brasília), no estádio carioca.

O anúncio da cassação da liminar foi feito pelo núcleo de imprensa do governo do Estado do Rio de Janeiro, que não informa o nome da magistrada responsável pela ação. “A juíza de plantão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revogou a liminar que suspendia o jogo ‘Brasil x Inglaterra’, dia 2/6, no Maracanã, mediante recurso do Governo do Estado”, consta na nota.

De acordo com o governo carioca, a liberação do Maracanã se deu depois da apresentação do laudo da Polícia Militar, atestando o cumprimento das regras de segurança do estádio.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Samsung confirma Galaxy S4 Mini com tela de 4,3 polegadas



Após muitos rumores, a Samsung confirmou o lançamento do smartphone Galaxy S4 Mini.
O aparelho tem tela de 4,3 polegadas qHD Super AMOLED, processador de dois núcleos de 1,7GHz (a empresa não confirmou qual modelo, mas os rumores sugerem um Snapdragon 400), 1.5GB de RAM, 8GB de memória interna e roda sistema Android 4.2.2 Jelly Bean.

Há também uma câmera traseira de 8 megapixels e uma frontal de 2,1 megapixels. O aparelho pesa apenas 107 gramas.

O Galaxy S4 Mini também virá com algumas das principais funções da interface TouchWiz encontradas no modelo original, como ferramentas de fotografia e os aplicativos S Health e S Translator.

O Galaxy S4 Mini será vendido nas cores branco e preto, mas a Samsung não confirmou detalhes sobre o preço e data de lançamento. A empresa deve revelar essas informações durante seu evento “Samsung Premiere 2013”, que irá ocorrer no dia 20 de junho, na cidade de Londres.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Dom Jaime Vieira pede “partilha e unidade” em cerimônia de Corpus Christi


dom jaime corpus
As palavras do arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira na missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, em celebração a Corpus Christi sinalizam o modelo  da Igreja Católica abraçada pelo papa Francisco. “Partilha e unidade entre os cristãos. Lembremos da vivência de  um Cristo simples e solidário”, disse diante de cerca de três mil fieis que lotaram a Catedral Nova  hoje à tarde numa cerimônia eucarística que durou quase duas horas.

“O homem não deve apenas dividir e se preocupar com o material, mas pensar no bem, estar do próximo, ressaltando a presença de Deus”, afirmou durante a homilia. O arcebispo natalense afirmou que para a Igreja a eucaristia é a grande celebração que envolve o homem através de  elementos insubstituíveis.
A presença e a força da palavra de Jesus foram destacados durante a palavra do  Dom Jaime, que ressaltou que o  verdadeiro cristão deve estar preocupado em partilhar não apenas aquilo que lhe sobra mas sobretudo os valores que lhes  são mais caros. “Não fazer isso é sinal de avareza e egoísmo.”

Portal No Ar

quinta-feira, 30 de maio de 2013

III BONITA ROCK COMEÇA A SER PENSADO POR SEUS IDEALIZADORES…



bonitarockimagenovaO Bonita Rock já virou uma das atrações no calendário cultural de São José do Seridó, por isso os organizadores pensam em incrementar o evento realizando um encontro de motoqueiros na mesma data.

Segundo Francisco Touché, a idéia começou a ser estudada neste feriado numa reunião com Galeguinho, proprietário do Shangrilá Clube.

“Se não acontecer eventos na Praça Edilza Dias durante a festa de Padroeiro, devido à recomendação do Ministério Público, traremos o III Bonita Rock para um espaço privado, e o empresário Galeguinho, já aprovou a idéia, e disse que seria nosso parceiro.

O Bonita Rock segundo os idealizadores Hudson Lima e Francisco Touché, tem o objetivo de divulgar o estilo musical e bandas de Rock do Seridó. Outras cidades como Acari, Ipueira, Currais Novos e Caicó, realizam eventos do tipo.

FONTE: http://www.saojosedoserido.com

ÊITA QUE SÃO JOÃO ARRETADO DE BOM NA REDE UNICOMPRE SUPERMERCADO LUCENA CONFIRA AS OFERTAS



SANTANA DO SERIDÓ JÁ ESTÁ PRONTA PARA O SANTO ANTONIO DO POVO…

Decoração da cidade de Santana do Seridó

Grande parte do RN e Paraíba já tem um compromisso marcado com a cidade de Santana do Seridó/RN, de 14 A 16 DE JUNHO deste ano, durante o 17º SANTO ANTONIO DO POVO, que é tido como a grande festa junina da região.
Em sua 17ª edição, realizando o Santo Antonio do Povo, a cidade tem muitas histórias para contar, diante do sucesso de cada um desses dezessete aninhos. E dá prazer de ver os cuidados com o detalhamento e arrumação da cidade!  Bonita e arrumada, como moça antes do casamento, nossa Santana se prepara para mais uma edição dessa grande festa do povo.
 
FONTE: http://carnaubafotos.blogspot.com.br/

Procissão solene celebrou Corpus Christi em Caicó


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Diocese de Caicó exaltou nesta quinta-feira, 30 de maio, a solenidade de Corpus Christi com missa solene na Catedral de Sant’Ana, celebrada pelo administrador diocesano, padre Ivanoff da Costa Pereira, e pelo clero diocesano.

Em seguida, os fiéis seguiram em procissão até a matriz de São José, no bairro Paraíba, onde o público rezou pelo papa Francisco e o Santíssimo Sacramento ficou exposto para veneração pública.   “Estamos nesta solenidade para percebemos o tamanho de cada um de nós, comparando com o gesto de Jesus Cristo que foi às periferias. Precisamos abrir o coração aos irmãos que precisam da nossa solidariedade, necessitando da presença da Igreja”, disse padre Ivanoff.

O administrador diocesano salientou que “a solene procissão toma conta das ruas da cidade para abençoar o povo”, além de “levar Jesus aos corações daqueles que buscam a cura dos males do corpo e da alma”.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA 
FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

Dnocs vai revitalizar açudes


Santa Cruz tem capacidade para 600 milhões de metros cúbicos 
           Santa Cruz tem capacidade para 600 milhões de metros cúbicos

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), vai revitalizar 21 açudes que receberão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, quatro dos quais no Rio Grande do Norte. O aviso do edital de licitação para viabilizar os estudos e projetos executivos foi publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com informações divulgadas ontem pelo Ministério da Integração Nacional, no RN serão recuperados as barragens Armando Ribeiro, com capacidade para 2,4 milhões de metros cúbicos; Santa Cruz do Apodi, com 600 milhões de metros cúbicos de água; Pau dos Ferros (54 milhões) e Arapuá.

Serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco. Sete reservatórios estão localizados na Paraíba (Acauã, Boqueirão, Curemas, Lagoa do Arroz, Mãe d´água, Poções e São Gonçalo);  seis no Ceará (Banabuiú, Castanhão, Lima Campos, Orós, Prazeres e Quixabinha); e quatro em Pernambuco (Barra do Juá, Chapéu, Poço da Cruz e Entremontes).

Os estudos técnicos vão determinar quais obras deverão ser feitas nos reservatórios que vão receber as água da transposição.

Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As obras do empreendimento estão em andamento e empregam, atualmente, mais de 5 mil trabalhadores. O empreendimento vai propiciar a oferta d’água e a garantia hídrica para mais de 12 milhões de pessoas nos estados do Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Além do Projeto São Francisco, o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, financia outras centenas de empreendimentos que estão gerando soluções definitivas para a falta d’água na região do semiárido. A cada R$ 1 investido na integração do rio São Francisco, outros R$ 2 são aplicados em obras estruturantes para garantir a segurança hídrica no Nordeste.

Pelo Programa de Aceleração do Crescimento, os investimentos em infraestrutura hídrica mais que triplicaram, passando de R$ 7,2 bilhões para R$ 26 bilhões no PAC 2.

SANTANENSE DE 26 ANOS ENCONTRA-SE DESAPARECIDO DA COMUNIDADE TUIUIÚ DESDE ONTEM


401968_497681276969110_562305610_nDe acordo com o blog Barra Pesada O Santanense, Edson de Azevedo Macedo, 26 anos, popularmente conhecido como, “Heldinho” ou “Titela”, encontra-se desaparecido desde a tarde de ontem, quando o mesmo saiu da comunidade Tuiuiú, em Santana do Seridó com destino à cidade de Parelhas.


Segundo informações de familiares, o homem que sai de casa trajando uma camiseta branca com listas prestas, portava uma quantia de 5 mil reais nos bolsos para fazer um pagamento a uma pessoa na cidade de Acari, mas até agora não deu mais sinal de vida.


Ainda segundo informações da família, “Titela” teria dormido na “Pousada Amarelão”, em Jardim do Seridó, onde o mesmo teria deixado sua moto, e pegado um ônibus com destino a Acari na manhã de hoje, a até agora não se sabe de notícia do mesmo.


Qualquer informação ligar para a Polícia de sua cidade, ou para 190.

FONTE:http://www.blogbarrapesada.com/


Prefeitura de Santa Cruz capacitará mais de 460 pessoas através do Pronatec



Aconteceu na noite desta segunda-feira (27), a “Aula Inaugural” do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que destina cursos profissionalizantes às pessoas que fazem parte do Cadastro Único. O evento ocorreu no Teatro Candinha Bezerra, que ficou totalmente lotado.

Em Santa Cruz, serão 22 cursos até o final do ano, atendendo a uma demanda de mais de 460 pessoas, segundo maior número de inscritos no estado.

Os cursos são todos viabilizados pela prefeitura de Santa Cruz, que é responsável por toda a logística, das inscrições à realização das aulas. Os conteúdos repassados aos alunos seguem a metodologia do Serviço de Aprendizado Comercial (SENAC), que destinará profissionais para ministrar a formação.

O principal objetivo do programa é democratizar a oferta de cursos profissionalizante, qualificando pessoas para o mercado de trabalho. No município de Santa Cruz, onde atividade turística desponta como a principal bandeira para alavancar a economia local, cursos nesta área também serão desenvolvidos.

Em seu discurso, a prefeita Fernanda Costa destacou a oferta dos cursos na área do turismo e a importância deles para o desenvolvimento do município. “São cursos voltados para uma atividade que vem crescendo assustadoramente em nosso município, que é o turismo religioso, aproveitem essa oportunidade. Tanto esses cursos, como outros que serão oferecidos por outras instituições parceiras, estarão à disposição de vocês, para que vocês detenham conhecimento”, concluiu.
 
O diretor regional do SENAC, Helder Cavalcanti, ressaltou a grande oportunidade que está tendo o município de Santa Cruz de impulsionar o turismo com a qualificação profissional que será ofertada. “É interessante que as pessoas entendam a necessidade da qualificação, da oportunidade do aprendizado, porque só assim poderemos transformar de fato a sociedade. Então nesse momento, é interessante que as pessoas comecem a perceber as oportunidades, a mudança do próprio mundo. Até bem pouco tempo atrás, se vocês olharem, como era difícil alguém se qualificar, alguém ter acesso a uma universidade, hoje as oportunidades estão nos chegando na nossa casa e Santa Cruz passa a ter essa oportunidade dentro de  todos os segmentos de atuação que caracterizam a economia do município”, afirmou Helder.

Estiveram presentes ao evento de lançamento do Pronatec em Santa Cruz, além da prefeita e do diretor do SENAC, a secretária municipal de assistência social, Suelen Bulhões, o presidente do sindicato do comercio varejista de Santa Cruz, Márcio Macedo, coordenadora do Pronatec em Santa Cruz, Susana Ferreira e os vereadores Tarcisio Reinaldo, Raimundo Fernandes, Ana Fabrícia e Gilcely Adriano, além de secretários da administração pública municipal e alunos que participarão dos cursos.

A Aula Inaugural contou também com a apresentação da oficina de violão dos programas PETI e ProJovem.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz

Jardim do Seridó sofrerá racionamento de água

barragem3
Barragem das traíras
As chuvas caídas recentemente na região Seridó do RN não foram suficientes para encher os principais reservatórios da região. Em Jardim do Seridó atendendo um pedido da câmara a CAERN resolveu estabelecer um racionamento de água partir da segunda-feira, pelo menos dois dias da semana que deverá ser a segunda e a quinta-feira.

A Barragem das Traíras e o Zangarelhas que abastece a cidade estão com seu volume muito baixo, nível preocupante.

FONTE: BLOG DE CARDOSO SILVA

TJ/RN usa "In dubio Pro Reu" e absolve pastor Gilson Neudo de acusação de tráfico de Drogas

http://www.serido190.com/sites/serido190/files/articles/images/a-pastor.jpg
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte absolveu em decisão de 2ª instância o pastor Gilson Neudo Soares do Amaral da acusação de tráfico de drogas no qual ele havia sido condenado em 1ª instância pela justiça da cidade de Caicó a uma pena de 9 anos, 4 meses e 15 dias, de prisão.
A absolvição de Gilson Neudo é referente ao processo no qual ele foi condenado pela justiça de Caicó sob acusação de crime de tráfico de drogas por ter sido encontrado em seu veiculo no mês de novembro de 2011 a quantia de 69 pedrinhas e 1 pedra maior de crack, além de 5 trouxas maiores e 3 tabletes de maconha. Todos material entorpecente constado no processo foi encontrado pela Policia Militar de Caicó no carro de Gilson, que estava aberto, após uma denuncia anônima que chegou a Central de Operações através do 190.
Após ser condenado, a defesa de Gilson Neudo recorreu da decisão e no ultimo dia 21 de Maio de 2013 foi publicado o acórdão que reformou a decisão de 1ª instância. No Tribunal de Justiça o caso teve como relator o Juiz Convocado, Gustavo Marinho, que eu seu relatório levou em consideração alguns fatores como por exemplo o fato do Pastor Gilson ter autorizado a realização da busca, dizendo inclusive que não havia necessidade de chave, pois as portas estavam destravadas como também autorizando os PM's a realizar uma busca na casa do mesmo.
Leia trecho do relatório

“Portanto, estando o juiz diante de prova para condenar, mas não sendo esta suficiente, fazendo restar dúvida, surgem dois caminhos: condenar o acusado, correndo o risco de se cometer uma injustiça, ou absolvê-lo, correndo o risco de se colocar nas ruas, em pleno convívio com a sociedade, um culpado.

A melhor solução será, indiscutivelmente, absolver o acusado, mesmo que correndo o risco de se colocar um culpado nas ruas, pois antes um culpado nas ruas do que um inocente na cadeia.”
.

Gilson Neudo do Amaral continua preso devido o processo que o mesmo responde por acusação de envolvimento na morte do radialista F.Gomes.

FONTE: BLOG DE EDUARDO DANTAS

TCE vai mapear prefeituras com portal da transparência

8047
Secretário de Controle Externo
Apesar de a inspeção realizada de forma rotineira, o Tribunal de Contas do Estado orientou seus técnicos para a fiscalização pontual em torno do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que inclui a construção do Portal da Transparência, cujo prazo para implementação foi encerrado no último dia 27 de maio. O secretário de controle externo do TCE, Jailson Tavares Pereira, reuniu-se com o diretor de assuntos municipais, Humberto de Aragão Mendes Neto, para definir uma estratégia visando averiguar quantos municípios encontram-se em situação regular e se as informações disponibilizadas estão em conformidade com a LRF.
 
“Não há justificativa para os municípios não terem construído o portal da transparência, como determinado pela LRF”, relatou Jailson, lembrando que já foi dado prazo suficiente para o cumprimento da medida. A Lei Complementar 131, que alterou a LRF, definiu os seguintes prazos: um ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes – maio de 2010; dois anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes – maio de 2011; e quatro anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes – maio de 2013. Ou seja, a partir de agora todos os entes, nas esferas federal, estadual e municipal, devem ter suas contas disponibilizadas para o controle da sociedade.
 
E a partir do trabalho realizado, o TCE vai disponibilizar no portal www.tce.rn.gov.br o endereço eletrônico de todos os municípios potiguares com site em situação regular. Existem municípios que criaram seus portais de forma individual e outros através de associações, o próprio TCE desenvolveu uma ferramenta que possibilita ao gestor efetuar sua prestação de contas online, bastando fazer uma parceria ou acordo com a Federação dos Municípios do RN – Femurn. O fato é que se o município não disponibilizar seu site e fizer a manutenção adequada, poderá ser penalizado, não recebendo transferências voluntárias. “O TCE exerce o controle externo. O Portal da Transparência é o berço do controle social, que atende o cidadão que está lá na ponta”, ressaltou Jailson.
 
FONTE: BLOG DE MARCOS DANTAS

Igreja mantém expectativa de 2,5 milhões de pessoas na JMJ


JMJ2013A Igreja Católica trabalha com a expectativa máxima de público de 2,5 milhões de pessoas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio, entre os dias 23 e 28 de julho, e vai ter a presença do Papa Francisco. Apesar do número atual de inscritos estar em 244 mil, é esperado que o número de inscrições aumente bastante a partir de junho, devendo chegar entre 400 mil e 450 mil. A presença total de público, porém, tomando por base as jornadas anteriores ocorridas em outros países, é sempre bem superior à quantidade de inscritos.

A avaliação foi feita hoje (30) pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, durante missa alusiva a Corpus Christi, na Igreja de Santana, na região central da cidade. A nave principal da igreja foi decorada com um tradicional tapete feito de areia colorida, que foi percorrido pelo religioso. Entre as imagens desenhadas, o símbolo da JMJ e o rosto do Papa Francisco.

FONTE: BLOG DE ROBSON PIRES

MAGAZINE SÃO JOSÉ O SHOPPING DA CIDADE.



Atenção São José do Seridó o  endereço certo para economizar na hora de comprar e no Magazine São José. lá você vai encontrar tudo em cama mesa e banho e ainda Kits  da boticário, natura, joias ,bolsa feminina ,e utilidades para o lar, roupas masculino e feminino, peças íntimas e muito mais, vá até a nossa loja. 
 
 Além de ter preços que cabem direitinho em seu orçamento ainda dispõe de um atendimento de primeira.  Magazine São José o Shopping Da Cidade Rua Manoel Teodoro Nº 115 -Centro de Nossa Cidade Fone 3478-2253 uma organização de Magizana vá lá e confira o estamos anunciando.

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ INICIOU O PAGAMENTO DESDE O ULTIMO DIA 29

O Governo iniciou desde o ultimo quarta feira o pagamento de seu funcionalismo. 
Os funcionários podem receber seus proventos na agencia do Bradesco PA São José.
Uma outra meta do Prefeito Jackson vem se cumprindo, a realização do pagamento do funcionalismo em dia.
 
 ASSECOM

COMUNIDADES RURAIS CONTINUAM APAVORADAS COM A PRESENÇA DE FUGITIVO CICERO

  Os moradores da Zona Rural  de São José  do Seridó já não sabem o que fazer  para que o fugitivo da delegacia da policia civil de Caicó,  Cícero Romão, seja recapturado ,pois, sua presença tem causado muito pânico a quem precisar viajar a   sede do município.
Inúmeras pessoas afirmam tê- lo  visto  num local chamado três riachos, próximo a comunidade Caatinga Grande- Assentamento Seridó.
Do outro lado a policia militar ressalta ter feito o atendimento sempre que solicitado pelos sitiantes, mas, ao chegar ao local citado não encontra ninguém.
O certo que ele (Ciço) tem sido visto quase que diariamente, mas, os PMS não conseguem encontra-lo. Que mistério seria esse. Será que ele continua na região?
Com a palavra as autoridades e que seja feita uma busca mais minuciosa para que os sitiantes possam ir para seus trabalhos mais tranquilos.
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

‘’A primeira cidade Seridoense a implantar o contra-cheque online foi São José’’- afirma Prefeito Jackson


Em contato com o blog de Carlos Felipe, o Prefeito do município de São José do Seridó, Jackson Dantas, disse que a primeira cidade a implantar o sistema de retirada de contra cheques ONLINE foi  o município de São José do Seridó.
Jackson disse que em São José do Seridó o funcionário publico municipal   já dispõe deste serviço desde o mês  de março.
Para Josicléa  Santos, chefe do gabinete do Prefeito Jackson,  ficou mais cômodo, pois,  antes os funcionários procuravam estes no próprio setor da Administração Municipal, mas agora poderão retirar seu contra cheque pela internet.

O servidor público são-joseense retira seus proventos no próprio município, através de um convênio com o Banco Bradesco desde 2009.
 
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE