sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Olha a gata da sexta-feira, Pegue seu copo de cerveja e vamos desopilar!!!

Concluída a 20ª Rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2012

20ª RODADA
29/08 Santos-SP 1 x 3 Bahia-BA
29/08 Coritiba-PR 1 x 0 Internacional-RS
29/08 Náutico-PE 3 x 2 Figueirense-SC
29/08 Atlético-MG 2 x 2 Ponte Preta-SP
29/08 Portuguesa-SP 3 x 0 Palmeiras-SP
29/08 Grêmio-RS 2 x 0 Vasco da Gama-RJ
29/08 Fluminense-RJ 1 x 1 Corinthians-SP
29/08 Atlético-GO 0 x 2 Cruzeiro-MG
30/08 Flamengo-RJ 1 x 1 Sport-PE
30/08 São Paulo-SP 4 x 0 Botafogo-RJ

Sepultamento de homem morto pela PM em Santa Cruz acaba em tumulto e tiros

O sepultamento de Paulo Luciano Gomes da Silva (foto), acusado de dois assaltos na tarde desta quarta-feira (29) e morto depois de troca de tiros com policiais militares de Santa Cruz no bairro Paraíso, acabou em tumulto no final da tarde desta quinta-feira (30). O cortejo ao chegar ao cemitério, acabou numa discussão entre os familiares e amigos com os policiais de três viaturas da PM que já se encontravam no cemitério antes da chegada do corpo. Depois de muito bate boca, os policiais chegaram a disparar vários tiros para o alto, com o intuito de dispersar os presentes ao funeral.
Segundo Francisco Reginaldo Gomes, pai da vítima, “ao chegar ao cemitério, o cortejo já foi recebido por três viaturas da PM que lá estavam estacionadas. Nos meus 42 anos de vida, nunca vi uma coisa dessas”, ressaltou Francisco Reginaldo. Um amigo de infância que também participava do cortejo, Welton Gomes disse que houve um buzinaço das motos e palmas dos presentes como forma de homenagear Paulo, quando as palavras de ordem foram confundidas pelos PMs que interpretaram como um “afronto” e a partir daí, se iniciou o tumulto, culminando com os disparos e correria de todos que nem chegaram a sepultar o corpo, que só foi realizado pelo pai, depois que tudo se acalmou. Depois, os familiares e amigos procuraram a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência para que sejam apuradas as circunstâncias do tumulto e para que a PM justifique a presença das três viaturas no cemitério.
Fonte: Rádio Santa Cruz AM

Prova Nacional selecionará professores da educação básica

O ministro da Educação anunciou a primeira Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. O objetivo é aplicar uma prova única para selecionar professores para as redes de ensino de todo o país.
A primeira edição selecionará professores dos primeiros anos do ensino fundamental e deve acontecer em setembro de 2013. Os municípios e estados poderão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados. A prova deve beneficiar especialmente os municípios menores que não precisarão organizar seus próprios concursos, caso optem por aderir à prova.

Copom reduz taxa básica de juros para 7,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) determinou ontem (29) a nona redução seguida da taxa básica de juros, também conhecida como taxa Selic porque remunera os títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). O colegiado de diretores do BC baixou a taxa dos atuais 8% para 7,5% ao ano.
Foi a nona queda consecutiva desde agosto do ano passado, quando a taxa estava em 12,50%. De lá para cá a Selic caiu 5 pontos percentuais, equivalentes a 40%. Mas, embora sirva de parâmetro para os juros bancários, a queda não tem sido repassada pelo sistema financeiro nacional (SFN) nas mesmas proporções. No mesmo período, a taxa média dos juros bancários caiu de 121,21% para 102,97% ao ano. Redução de 18,24 pontos percentuais, equivalentes a apenas 15,04%.
 

Juiz suspeita da existência de grupo de extermínio de jovens no RN

O juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal, Dr. Homero Lechner, revelou, na manhã desta quinta-feira, 30, uma suspeita que vem preocupando o Poder Judiciário do Estado: há fortes indícios da atuação de um grupo de extermínio de adolescentes, que praticaram atos infracionais.
Segundo o magistrado, a situação é resultado direto da falta de condições, no âmbito dos poderes estadual e municipal, para o cumprimento das medidas socioeducativas.
Desta forma, segundo o juiz, quando um adolescente, que pratica um ato equivalente ao homicídio é deixado livre – por causa da falta de estrutura física dos centros de internamento – uma solução ‘paralela’ tem sido buscada pelo que o magistrado define como ‘milícias‘.
Temos relatos recentes de encapuzados que invadiram uma casa bem tarde da noite. Ora, polícia só cumpre mandado durante o dia e eles chegaram chutando a porta da residência e ainda atiraram no animal de estimação da família por não terem encontrado o adolescente infrator”, diz o juiz, enquanto destaca a existência de vários atestados de óbitos que, estranhamente, são relacionados a processos que passaram pela 3ª Vara.
De acordo com Dr. Homero, esse alerta é ainda mais preocupante pelo fato de que retrata uma realidade apenas dos processos da 3ª Vara. “Muitos não denunciam e há muitos outros ligados a outras Varas, por exemplo”, conclui o magistrado.
*Fonte: TJRN

MORRE IRMÃO DO EX-PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Com 87 anos de idade, faleceu o ex-prefeito de São João da Serra (Piauí), Manoel Dantas. Ele era irmão do ex-prefeito de São José do Seridó, José do Carmo Dantas.

Nascido em Caicó, Manoel Dantas era um dos mais respeitados empresários do ramo de irrigação da América Latina. Com sua família, administrava a empresa Dantas Irrigação.

Manoel Dantas nasceu em Caicó e era filho do casal Justino Pereira Dantas (vereador por quatro mandatos e prefeito de Jardim do Seridó) e Maria Fausta de Medeiros Dantas.

Dentre seus irmãos estão Inácio Dantas, que foi vice-prefeito de Manoel Torres, na década de 70 e José do Carmo Dantas que foi vice-prefeito e prefeito de São José do Seridó e também Benedito Dantas, empresário em Natal e avó da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Virna Dantas.

Antes de ingressar na politica mineira, Manoel Dantas iniciou sua vida pública em Timbaúba dos Batistas, onde conquistou uma cadeira de vereador na primeira legislatura da recém-criada cidade.

Aqui em São José do Seridó ele foi o doador dos instrumentos musicais da primeira filarmônica do município que era regida por seu Biu.

Fonte: Eliene Dantas

LIECCA TEM PARTICIPAÇÃO DE MESTRE AQUI DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ


Criada no dia 5 de agosto de 2012, a LIECCA, “Liga Esportiva e Cultural de Capoeira do Rio Grande do Norte”, tem em sua concepção fortalecer a prática da capoeira no nosso Estado.

O objetivo da Liga é difundir a capoeira angola, regional e contemporânea. Também idealizam a criação de uma Liga que englobe toda a Região Nordeste.

Ao todo a LIECCA foi composta de 25 Mestres, todos do RN, e o Presidente eleito foi o Mestre Caio dos Anjos Veras, de Natal, tendo como vice- presidente, Josivan Alves, o Mestre Jó, aqui de São José do Seridó.

Mestre Jó é um divulgador ferrenho da Capoeira, e esteve recentemente em Pernambuco, comemorando seus 28 anos da prática do Esporte junto com a Associação Cultural de Capoeira Filhos de Jó em Pernambuco.

Fonte: Eliene Dantas

PARÓQUIA REALIZARÁ ENCONTRO COM JOVENS PRÓXIMO DOMINGO

No próximo domingo, dia 2, a Paróquia de São José aqui em São José do Seridó, estará realizando um encontro de formação, evangelização e promoção vocacional.

O Encontro terá início as 8:30 da manhã e será comandado pelas Irmãs Paulinas. Jovens de todas as idades podem participar.

O local será Centro Paroquial da nossa Cidade.

Fonte: Eliene Dantas

PROJETO DE PRÓTESE DENTÁRIO É ASSEGURADO EM PORTARIA

Mais uma Portaria do Ministério da Saúde em que o município de São José do Seridó aparece.

Essa portaria altera o valor dos procedimentos de prótese dentária na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS e estabelece recursos anuais a serem incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade dos Estados, Municípios e Distrito Federal para confecção de próteses dentárias nos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD).

Isso quer dizer que o Projeto de  procedimentos de prótese dentária está assegurado para o ano de 2013.

No Seridó além de São José do Seridó, ainda constam PORTARIA Nº 1.825, DE 24 DE AGOSTO DE 2012 – LRPD :Acari, Cruzeta, Currais Novos, Jardim do Seridó, Jucurutu, São Fernando, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz.

Fonte: Eliene Dantas

III PARADA LGBT DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ ACONTECERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO...

549762_336081136483464_1176922214_n.jpg
“HOMOFOBIA TEM CURA: EDUCAÇÃO E CRIMINALIZAÇÃO –PRECONCEITO E EXCLUSÃO, FORA DE COGITAÇÃO!”
Este é tema da III Parada LGBT de São José do Seridó. O organizador do evento Raniel Pio, colocou no seu Face:
 "A homofobia se manifesta de diversas maneiras, e em sua forma mais grave resulta em ações de violência verbal e física, podendo levar até o assassinato de LGBT. Nestes casos, a fobia, essa sim, é uma doença, que pode até ser involuntária e impossível de controlar, em reação à atração, consciente ou inconsciente, por uma pessoa do mesmo sexo. Ao matar a pessoa LGBT, a pessoa que tem essa fobia procura “matar” a sua própria homossexualidade. A homofobia também é responsável pelo preconceito e pela discriminação contra pessoas LGBT, por exemplo, no local de trabalho, na escola, na igreja, na rua, no posto de saúde e na falta de políticas públicas afirmativas que contemplem LGBT. Infelizmente, também, os valores homofóbicos presentes em nossa cultura podem resultar em um fenômeno chamado homofobia internalizada, através da qual as próprias pessoas LGBT podem não gostar de si pelo fato de serem homossexuais, devido a toda a carga negativa que aprenderam e assimilaram a respeito."

A III Parada LGBT de São José do Seridó acontece neste sábado, 01 de setembro, com Trio Elétrico pelas ruas (doação do Deputado Nelter Queiroz), a partir das 15:30 horas, e logo após concurso de Drag’s na Shangrilá Casa Show.  
Encerrando o evento tem balada com os DJ’S: Thiago Vinicius, DJ Uderson, DJ Naiara Cool e DJ Flavianderson.
Participem!!!
 

COMPERVE está processando inscrições do concurso público da Câmara

Segundo dados preliminares da COMPERVE, o concurso público para provimento de vagas Câmara Municipal de Caicó, cujas provas serão aplicadas no dia 16 de setembro de 2012, 2.459 candidatos haviam se inscrito.
O total de candidatos será conhecido nesta sexta-feira, 31 de agosto, quando a empresa termina o processamento de pagamentos finalizados na última terça-feira (28).
A perspectiva é de que, pelo menos, 2.500 pessoas vão disputar nove vagas para técnico legislativo (nível médio) e oito serão destinadas para o nível fundamental.

Padres Alcivan e Edson Medeiros são os mais cotados para administrarem temporariamente a Diocese de Caicó

4121 Alcivan Tadeus e Edson Medeiros na disputaO Blog soube de uma fonte do alto escalão da Diocese de Caicó que dois nomes estão em alta, com chances de assumirem a administração da diocese, enquanto o nome do novo bispo não for escolhido.
O administrador diocesano só será conhecido após a saída de dom Manuel Delson, que assumirá neste mês de setembro a diocese de Campina Grande, na Paraíba. As informações dão conta de que os dois que estão em alta são os padres Edson Medeiros, atual pároco de Santana, uma paróquia estratégica para a diocese, e que na condição de Vigário-Geral já respondia pela diocese, na ausência de Dom Delson. E o outro é o padre Alcivan Tadeus, que recentemente retornou de Roma, onde passou por uma temporada de estudos, e assumirá a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Cruzeta.
Quem escolhe é o Colegio dos Consultores formado pelos seguintes padres: Mons. Tércio, Mons. Raimundo, Pe Neto, Pe Ivanof, Pe Amaurilo e Pe Edson. E qualquer um dos padres da Diocese com mais de 35 anos pode ser escolhido.

MP entra com ação contra prefeito de Taipu por improbidade

O Ministério Público ajuizou uma ação contra o prefeito de Taipu, Sebastião Ambrósio de Melo, , pelo uso indiscriminado das cores do partido político ao qual está filiado nas fachadas dos prédios públicos. O partido em questão é o PSB e, apesar de Sebastião Ambrósio de Melo não ser candidato nesta eleição, as cores podem vir a contribuir na campanha de João Maria de Melo, também pessebista. Na ação proposta pelo promotor de Justiça, David Costa Benevides, ressaltou que os prédios públicos estão pintados nas cores da bandeira do PSB, as tradicionais vermelho e amarelo, enquanto o município tem na sua bandeira, tradicionalmente, o azul e branco.
Segundo O Jornal de Hoje, o promotor relatou que  o prefeito determinou a pintura de praticamente todos os imóveis utilizados pela Administração Municipal nas cores de seu partido. E até mesmo os uniformes utilizados por crianças matriculadas nas escolas municipais são confeccionados nas cores do partido político. A Promotoria de Justiça de Taipu já havia encaminhado recomendação a Sebastião de Melo, no ano de 2008, a qual o prefeito acatou. Porém, neste ano, as cores do partido novamente voltaram a ocupar os prédios públicos.

Baleia morta encalha no litoral do Rio Grande do Norte. Veja

Uma baleia, aparentemente da espécie jubarte e com mais de três metros de comprimento, encalhou na tarde desta quinta-feira (30) na praia de Caraúbas, litoral Norte potiguar. A praia fica no município de Maxaranguape, distante pouco mais de 40 quilômetros de Natal. Um dos primeiros a avistar o corpo da baleia foi o paulista e músico Maurício Kosima, dono da pousada Enseada dos Saveiros. “A baleia apareceu boiando e depois encalhou na areia, bem no local de pesca de um hóspede argentino”, disse ele. “Eu acredito que a baleia tá morta faz um bom tempo. O mau cheiro é muito forte. Por causa disso vou ter que cancelar as reservas para este final de semana”, lamentou o proprietário. Em contato com o G1, a bióloga Tais de Godoy, coordenadora técnica do Programa de Mamíferos Marinhos da Reserva Ecológica Atol das Rocas/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), informou que uma equipe técnica formada por biólogos, veterinários e especialistas em vida marinha será enviada ao local do encalhe na manhã desta sexta-feira (31).
Baleia encalha no litoral do Rio Grande do Norte 2 (Foto: Maurício Kosima/Cedida)

Fest Bossa & Jazz na praia de Pipa neste final de semana


Atuando na promoção e na divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico dentro e fora do Brasil, a Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur) é uma das parceiras na realização do Fest Bossa & Jazz, evento que começa nesta quinta-feira (30), na praia da Pipa, em Tibau do Sul.
 O evento está em sua terceira edição com a ideia pioneira e ousada de oferecer ao público do e região shows de Jazz, Blues, Bossa Nova e boa música instrumental.
 Além disso, serão realizados workshops para músicos e estudantes de música. Para o diretor-presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, eventos como o Fest Bossa & Jazz trabalham o turismo do Rio Grande do Norte para atrair novos públicos ao estado. “É importante haver essa diversificação nos turistas que vêm ao nosso estado. A idéia é agregar isso dentro do calendário de eventos daqui”, comentou.
 O Festival é gratuito e contará com 12 shows de artistas nacionais e internacionais, com a realização de atividades durante os dias do evento, que termina no domingo (2). Informações www.festbossajazz.com.br.

Homens que comem chocolate sofrem menos AVC, afirma estudo


Mais um estudo revelou os benefícios do chocolate sobre a saúde do coração. Dessa vez, pesquisadores suecos descobriram que o doce pode ser um aliado dos homens para evitar um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os resultados do trabalho, que foi publicado nesta quarta-feira no periódico Neurology, comer pequenas quantidades do alimento já é suficiente para reduzir o risco de derrame em 17%.
A pesquisa, feita pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, acompanhou por dez anos mais de 37.000 homens de 49 a 75 anos. Ao longo desse período, eles responderam a questionários sobre estado de saúde e hábitos alimentares. Ao final do estudo, foram registrados quase 2.000 derrames cerebrais.
 

Ministros participarão da campanha no Estado


O final de semana de campanha eleitoral no Rio Grande do Norte será marcada pela participação de dois ministros da presidente Dilma Rousseff. Na cidade de Natal, maior colégio eleitoral, estará o ministro do Trabalho, Brizola Neto. Ele participará, no próximo domingo, de carreata promovida pelo candidato a prefeito Carlos Eduardo (PDT). Já a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, estará na cidade de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral, onde participará de passeata da candidata Larissa Rosado (PSB).
O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, desde ontem cumpre agenda política-eleitoral no interior potiguar, participando de diversas mobilizações.
No caso da ministra, a caminhada está marcada para acontecer às 9h e terá como ponto alto a chegada nas imediações do Teatro Dix-huit Rosado. Em Mossoró, neste pleito de 2012, será a segunda participação de ministro do Governo Federal na campanha eleitoral. O ministro da Previdência Garibaldi Filho já participou de comícios no palanque da prefeitável Cláudia Regina (DEM).
Em Natal, Garibaldi Filho, que é apontado como um dos principais líderes do PMDB no Estado, já participou de comícios e do programa eleitoral do candidato Hermano Morais (PMDB). Mas domingo, o titular da pasta do Trabalho estará no palanque de Carlos Eduardo. A mobilização política começará às 16h com carreata na zona Norte de Natal.
Da Tribuna do Norte

Secretário-geral da Fifa diz que melhorou o ritmo das obras nos estádios da Copa


O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, elogiou o ritmo das obras nos estádios brasileiros. Ele reafirmou a confiança de que tudo estará pronto para a Copa de 2014. Valcke participou de entrevista no Rio, ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.
“Muito trabalho está sendo feito. Antes estava difícil e devagar, mas agora está depressa, até pela aproximação do evento. Não tem nenhum estádio que esteja na zona crítica, nenhum com sinal vermelho. Nós ainda temos que monitorar o estádio do Recife para a Copa das Confederações, mas a decisão será tomada na primeira semana de novembro”, disse o secretário-geral da Fifa, que inspecionou nesta semana as obras dos estádios de Manaus e Cuiabá.

Fonte: Robson Pires

Entidades defendem regras claras e gerais para concursos públicos


Entidades envolvidas com a preparação de candidatos e a organização de concursos reivindicam a definição de regras claras e gerais para orientar a seleção para cargos e empregos públicos em nível federal, estadual e municipal. Esse pleito foi defendido em debate promovido pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quinta-feira (30), sobre projeto de lei do Senado (PLS 74/2010) que tem objetivo de estabelecer essa regulamentação.
- Há muitas fraudes nos concursos realizados em estados e municípios. Daí a necessidade de uma norma geral – justificou o representante da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros (Andacon), Augusto Bello de Souza Neto. Ao lado da garantia de transparência e isonomia na disputa, o fim dos concursos para formação de cadastro de reserva lidera os pleitos dos “concurseiros”.

Fonte: Robson Pires

Garibaldi fará pronunciamento sobre seca que castiga o Nordeste


No cafezinho do Senado, a coluna presenciou anteontem muitos elogios do senador Paulo Paim (PT) ao senador Garibaldi Alves Pai (PMDB). Disse que na próxima semana não perderá por nada o pronunciamento de Garibaldi, sobre a seca que castiga o Nordeste.
Respeito
A coluna, aliás, percebeu uma admiração geral dos colegas ao senador Garibaldi, de incríveis lucidez, no alto dos seus 89 anos, e disposição para o trabalho. Ao contrário dos colegas, considera importante participar das sessões, votações, e ouvir atento aos pronunciamentos.
Em tempo
Foi uma agradável surpresa conversar com Garibaldi, o Pai. Fez revelações que todo jornalista queria divulgar. Mas, como confiou reserva, a coluna preservará. Quem sabe num futuro breve essas e mais serão reunidas em um livro, por exemplo.
Por Eliana Lima

Governadora visita 2ª edição do Festival gastronômico Sabor Potiguar no Agosto da Alegria

A governadora Rosalba Ciarlini visitou nesta quinta-feira (31) o 2º Festival Gastronômico Sabor Potiguar, que acontece na programação do “Agosto da Alegria” promovido pelo governo do Estado através da SECULT/RN e FJA.
O evento vai até o domingo 02 de setembro na Praça André de Albuquerque, no centro da cidade em Natal e, já se transformou numa das principais atrações do Agosto da Alegria com shows de artistas locais e várias opções gastronômicas.
Segundo a governadora Rosalba Ciarlini o Festival é uma maneira de atrair visitantes, movimentando a economia e o turismo no estado. “Queremos para o próximo ano expandir mais ainda esse evento tão novo, mas que já está firmado no calendário cultural do Rio Grande do Norte, com intercâmbios internacionais tanto na parte cultural como gastronômica”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.


Fonte: Robson Pires

Ministro Garibaldi é o mais paparicado pelos candidatos a prefeito


O ministro da Previdência Garibaldi Filho é o mais paparicado das campanhas municipais pelo Rio Grande do Norte afora. Somente esta semana ele gravou declarações de apoio para 27 candidatos espalhados pelo Estado.

Fonte: Robson Pires

Diário Oficial da União publica aposentadoria de Peluso


O decreto com a aposentadoria do ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), está publicado hoje (31) no Diário Oficial da União. Ao completar 70 anos, na segunda-feira (3), Peluso é aposentado compulsoriamente. Ontem foi o último dia dele na Suprema Corte. Peluso votou na primeira etapa do julgamento do chamado mensalão – Ação Penal 470.
Ao despedir-se ontem (30) do STF, Peluso recomendou que as autoridades voltem a analisar a aposentadoria compulsória, aos 70 anos, em algumas categorias do serviço público. Para ele, a ordem causa prejuízos ao país. O ministro informou que não tem planos consolidados para o futuro, mas que vai continuar trabalhando na área jurídica.
“[Ficar inativo] faz mal para a cabeça”, disse Peluso. “Acho que um país inteligente mudaria a regra de aposentadoria para todo o serviço público. Para não pagar duas vezes – a quem se aposenta e a quem chega para ganhar experiência”.
Nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Peluso comandou a Suprema Corte de 2010 a 2012. Ele é doutor em direito processual civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
 Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carnaxelita que este ano será “indoor” promete reunir milhares de pessoas na próxima semana em Currais Novos

Currais Novos-RN-Geral.

O Carnaval fora de época de Currais Novos, o Carnaxelita vai agitar nosso Seridó na próxima semana.
Na sexta-feira (07), sábado (08) e domingo (09),  as bandas Garota Safada, Batuka Muleke, Capilé, Grafith, Netinho, Jumento Desembestado, Chicabana e Pisada Bakana animam a festa.
A micareta que chega a sua 17ª edição, este ano será no estilo “indoor”. O Carnaxelita é uma das maiores festas populares do Rio Grande do Norte, em suas devidas proporções, notadamente, o mais calmo e organizado carnaval fora de época de nossa região.
São, 17 anos de folia na avenida, um número que denota equilíbrio e credibilidade; qualidades que poucos conseguiram erguer, num cenário tão desacreditado. Depois do Trio, a festa continua na Du Rei Casa Show. Mais informações, CLIQUE AQUI. 

Taekwondo jardinense participa de competições e conquista várias medalhas

Jardim do Serido-RN-Esporte

Recentemente, o Taekwondo de Jardim do Seridó participou de vários importantes eventos. Na cidade de Caicó, esteve presente em duas competições, com nove atletas que representaram a nossa cidade. Na oportunidade, foram conquistadas seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Outras duas competições aconteceram na capital do Estado, também com um ótimo desempenho.
José Wilson

Protesto contra aumento da passagem pára o trânsito na Salgado Filho em Natal

 Fonte: Tribuna do Norte
Cerca de 500 pessoas, em sua maioria estudantes, bloquearam o trânsito na avenida Salgado Filho e seguiram em caminhada em direção ao Midway Mall. A manifestação, que foi combinada através de redes sociais, foi um protesto contra o aumento repentino da tarifa do transporte coletivo em Natal e começou na altura do Natal Shopping.

O bloqueio no trânsito causou um congestionamento nas áreas ao redor da avenida Salgado Filho e a Polícia Rodoviária Federal aconselhou que os motoristas procurassem vias alternativas, como o Campus Universitário, a avenida Ruy Barbosa e Cidade Satélite. Ainda se encontram no local policiais do BP Choque e a Polícia Militar, para evitar possíveis quebradeiras.

Os ônibus que trafegavam pela região desviaram do congestionamento através das avenidas Norton Chaves e Ruy Barbosa. A manifestação foi contida por volta das 20h30 pelo Batalhão de Choque. A PM chegou a utilizar bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha. A Polícia deteve Marcelo Victor de Lima, de 24 anos, por desacato e desobediência. Marcelo está no Plantão Zona Sul, mas deve ser liberado em breve, após ser lavrado um termo de ocorrência circunstanciado.

Uma fiação de energia elétrica foi rompida na Avenida Salgado Filho após o confronto. Por causa do rompimento, o trânsito está sendo desviado nos dois sentidos: quem vai no sentido Tirol, o trânsito está sendo desviado pela avenida Nascimento de Castro e Xavier da Silveira; quem vem do Tirol, está sendo desviado pela Antônio Basílio. A Cosern informou que deverá consertar os fios a partir das 23h.

PROMOTORA DE JUSTIÇA PEDE INTERDIÇÃO IMEDIATA DO VIADUTO DO BALDO EM NATAL

imagesCAV62KNDA 28ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, por meio da Promotora Rossana Mary Sudário, ajuizou Ação Civil Pública contra o Município de Natal devido à falta de manutenção da estrutura do viaduto do Baldo.
A deterioração das estruturas do viaduto foi denunciada no ano de 2010, quando a Promotoria instaurou Inquérito Civil Público. De acordo com a denúncia o estacionamento da COSERN já havia sido interditado devido aos pedaços de concreto que se soltavam da estrutura.

À época a Secretaria de Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (SEMOPI), antiga SEMOV, realizou inspeção no local, a qual constatou e destacou, dentre outras irregularidades, o comprometimento estrutural dos primeiros vãos ao lado da Av. Prudente de Morais, que apresentavam duas graves patologias estruturais.
A Secretaria, requisitada sobre as medidas a serem tomadas acerca das irregularidades, informou que os serviços de recuperação e revitalização da estrutura do viaduto seriam realizados no ano seguinte.

Decorridos três anos do início da investigação do Ministério Público Estadual, a Secretaria não tomou nenhuma providência, expondo as pessoas que transitam sob ou sobre a estrutura do viaduto a diversos riscos.
A Ação Civil proposta pelo MP pede, na liminar, a imediata interdição do trânsito do viaduto no Baldo, a apresentação pelo município de cronograma das medidas necessárias para realizar a recuperação do viaduto, com prazo a ser determinado pelo Judiciário, sob pena de multa diária de R$ 30.000,00 em caso de descumprimento.

Fonte:blogbarrapesada.com

Africana é presa pela Polícia Federal com cocaína escondida em rolo de macarrão

A Polícia Federal prendeu em flagrante na noite desta segunda-feira, 27 de agosto, no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal, uma dona de casa africana, 41 anos, que levava 2,56 quilos de cocaína na bagagem. Ela embarcaria em um voo para Lisboa/Portugal.
A droga apreendida com a africana estava em rolos de macarrão - FOTO: Comunicação Social/PF/RN
A ação aconteceu por volta das 22h, quando os policiais, em trabalho de rotina, submeteram a mala da passageira ao aparelho de raios X e observaram algo suspeito no interior de máquinas utilizadas para fazer massa de macarrão que eram transportadas naquela bagagem.
Indagada sobre o que continha os cilindros, a passageira não soube informar e ficou bastante apreensiva. De imediato e, na sua presença, uma das máquinas foi então parcialmente desmontada. No seu interior, enrolada em fitas adesivas, cobertas por papel alumínio, foi encontrada a droga.
A mulher recebeu voz de prisão e seguiu conduzida para autuação na sede da PF, onde o restante dos cilindros foram desmontados e constatado que em todos eles, havia cocaína escondida.
Quando do seu interrogatório a mulher disse que foi contratada por um “homem desconhecido” na cidade de Maputo, Moçambique, para buscar as máquinas na capital potiguar, mas negou que soubesse que estava transportando drogas. A acusada afirmou ainda que receberia uma gratificação não estipulada, caso entregasse a encomenda naquela cidade africana.
Enquadrada na Lei de tráfico internacional de drogas, a suspeita encontra-se custodiada provisoriamente na Polícia Federal e deve ser transferida nas próximas horas para o sistema prisional do Estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Somente este ano, no aeroporto Augusto Severo, a PF apreendeu aproximadamente seis quilos de cocaína.

Agente penitenciário encontra droga em jantar de preso no CDP de Apodi

Durante uma revista realizada na alimentação dos detentos que cumprem pena no regime fechado no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), o agente penitenciário de plantão, Márcio Morais, encontrou na alimentação de Airton Clayton Torres, um tablete de maconha prensada. A droga estava envolta de um plástico escondido no meio da marmita.
No detalhe, tablete de maconha dentro da comida
A maconha, de acordo com Márcio Morais, foi trazida pela namorada do detento, a jovem que tem apenas 17 anos e é natural de Porto do Mangue. O flagrante foi feito nesta segunda-feira (27).
O escrivão da Delegacia da Polícia Civil em Apodi, Jose Luiz, registrou o Boletim de Ocorrência de Ato Infracional e, nesta terça-feira, encaminhará a adolescente ao juizado da Infância e Adolescente da comarca de Apodi. Na Delegacia, a menor disse que tanto ela quanto o seu namorado são viciados em crack e maconha.
Após a apreensão da droga, o agente Marcio Morais comunicou o fato ao diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, Airton Lucena, que também comunicará o fato a juíza Kátia Cristina Guedes Dias e ao promotor da justiça, Silvio Brito, ambos titulares da Vara Criminal da Comarca de Apodi.
“Desde que foi criado, o CDP de Apodi tem sido modelo entre as demais unidades prisionais. Os agentes penitenciários tem mostrado competência, honestidade e zelo pelo sistema penitenciário”, declara Márcio Morais.
*Fonte: Portal B.O

Mídia nacional destaca participação de Eduardo Campos na campanha em Mossoró

Está no portal de notícias do Terra que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) , estará no próximo sábado no Rio Grande do Norte, onde participará de comício na cidade de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde o PSB tem como candidata a prefeita a deputada estadual Larissa Rosado. A mobilização contará também com a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, e o vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD .
Embora seja um colégio eleitoral de 164 mil eleitores , a cidade de Mossoró é um dos focos políticos mais importantes do pleito de 2012. A explicação ocorre pelo fato de o município ser o principal colégio eleitoral da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) , que tem como candidata a vereadora Cláudia Regina (DEM). Larissa Rosado tenta pela terceira vez chegar ao Executivo mossoroense, que hoje é governado pela democrata Fátima Rosado.

Fonte: Marcos Dantas

MPF entra com ação contra Júnior Laurentino e mais cinco réus, dentre eles o candidato a prefeito de Lagoa Nova

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte ajuizou na 14ª Vara da Justiça Federal de Natal, uma Carta de Ordem – Processo Penal nº0006507-98.2012.4.05.8400, contra o prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Júnior Laurentino, que concorre à reeleição.
Segundo informações do Portal da Justiça Federal do RN, a ação do MPF foi ajuizada na última terça-feira (28), e ainda conta com mais cinco réus: Miquéias de Araújo Souza, Valfrides Joaquim Alvaro dos Santos Peres, Paulo José Ferreira de Melo, Sueleide de Morais Araújo e o contador João Maria Alves de Assunção, que disputa a prefeitura de Lagoa Nova.



Fonte:Robson Pires

Vazio no ABC após outra decepção


Vinte e quatro horas depois de mais um resultado ruim na Série B do Campeonato Brasileiro, era de se esperar um ABC em "ebulição", seja na luta para sair da situação em que se encontra, seja por protestos de torcedores, ou até reuniões da comissão técnica com dirigentes. No entanto, o vazio predominou ontem no CT abecedista, em Ponta Negra. Trabalho em campo só com os reservas e auxiliares técnicos. Os titulares se limitaram a fazer exercícios na sala de musculação, o treinador Ademir Fonseca ficou trancado em sua sala e nenhum cartola Alvinegro marcou presença.
Alex FernandesO técnico do ABC, Ademir Fonseca se limitou a conversar com seu filho, auxiliar-técnico, durante a realização dos trabalhos, ontemO técnico do ABC, Ademir Fonseca se limitou a conversar com seu filho, auxiliar-técnico, durante a realização dos trabalhos, ontem

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com o presidente do clube, Rubens Guilherme Dantas, mas o celular do mandatário alvinegro se encontrava desligado.

 O momento definitivamente não é tranquilo. Se antes da rodada da última terça-feira, o ABC se encontrava cinco pontos a  frente da zona de rebaixamento, agora, essa distância diminuiu e agora é de apenas três. Caso seja derrotado pelo Joinville/SC e o Guaratinguetá/SP vença o Ceará, o alvinegro potiguar entra no grupo dos quatro últimos do campeonato brasileiro da série B.

A tarefa em Joinville não vai ser nada simples para o ABC. Além de não contar com Elionar Bombinha e Renatinho Potiguar, ambos contundidos, Ademir Fonseca também não sabe se vai poder usar o zagueiro Vinícius, que deixou o campo no empate diante do Ipatinga, com uma torção no tornozelo esquerdo. Além desses problemas, o meio campo Walter Minhoca ainda não teve sua situação regularizada junto ao Cruzeiro/MG e também não sabe se joga.

Sobre as críticas dos torcedores logo após o empate diante do Ipatinga, que aumentou o jejum de vitórias pra cinco jogos, Ademir Fonseca reconheceu que a torcida do ABC tem motivos para reclamar do time. "O torcedor tem toda a razão de ficar chateado. São cinco jogos sem vitórias, mas não vamos baixar a cabeça. Temos que ter força para reagir e vamos buscar a recuperação com muito trabalho", prometeu.

O atacante Éderson disse que o momento é de trabalhar forte. "Não podemos nos entregar. Temos que trabalhar cada vez mais, buscar estar melhorando, que só com trabalho daremos a volta por cima. Temos um jogo complicado fora de casa e vamos buscar fazer uma boa partida e tentar um resultado positivo. Tudo é possível", finalizou o atacante.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br

Candidatos apontam riscos para legado da Copa em Natal



Cinco dos seis candidatos à Prefeitura de Natal assumiram o compromisso de promover investimentos sociais como parte do legado da Copa 2014. Mas, ao assinar os termos de responsabilidade, na manhã de ontem, 29, no auditório do Ministério Público Estadual, os prefeitáveis deixaram claro que, por falta de planejamento da atual gestão municipal, o legado da Copa 2014 está ameaçado. Natal é uma das cidades mais atrasadas nas obras de mobilidade urbana.
Emanuel AmaralCoordenadores das ONGs reúnem candidatos e representantes das campanhas em NatalCoordenadores das ONGs reúnem candidatos e representantes das campanhas em Natal

O compromisso foi proposto  pelo Instituto Ethos/Atletas pela Cidadania e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, dentro da campanha "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual o legado para a sua cidade?". Nos documentos, os candidatos assumem o compromisso de ampliar a transparência nos gastos públicos, estimular o desenvolvimento sustentável e promover o acesso da população à prática do esporte.

Atenderam ao apelo das instituições os candidatos Carlos Eduardo, do PDT; Robério Paulino, do PSOL; Fernando Mineiro, do PT; Rogério Marinho, do PSDB e Hermano Morais, do PMDB. Os cinco assinaram três cartas: o "Termo de compromisso Cidades do Esporte"; o "Pacto pela Transparência Municipal" e "Programa Cidades sustentáveis". O candidato do PCB, Roberto Lopes, não compareceu, nem enviou representante. O pacto será monitorado por um comitê local.

Todos os candidatos foram unânimes em dizer que a proposição desses termos é um grande avanço da sociedade no processo político e que seus compromissos já contemplam questões como transparência da gestão, sustentabilidade  e incentivo à atividade física. Mas foi a falência administrativa da prefeitura de Natal que deu o tom dos discursos.

Os candidatos do PDT, PSOL e do PT afirmaram que o desafio "é grande diante da falência financeira da Prefeitura de Natal". Pelo menos, em Natal, afirmou o deputado estadual do PT, Fernando Mineiro,  "o legado da Copa foi relegado". "Parece que a única coisa que preocupa os gestores", afirmou o petista, "é a construção do Arena das Dunas. Na mobilidade, Natal é uma das cidades mais atrasadas, sequer começou as obras".

Ao falar sobre o pacto, Mineiro disse estar muito à vontade por ter uma trajetória  sustentada no planejamento e, na transparência e na defesa da sustentabilidade. "Aqui, estamos fazendo um verdadeiro pacto pela vida", disse Mineiro, ressaltando que a concepção de cidade sustentável precisa ser construída coletivamente.

Carlos Eduardo disse que "a falta de planejamento e de organização da atual gestão" compromete o legado da Copa.  "Não sei até que ponto o legado da Copa não será apenas o estádio Arena das Dunas", afirmou o candidato do PDT. Carlos Eduardo. O pedetista disse que "é preciso enfrentar essa situação", mas que "ninguém pode desconhecer que Natal entrou 2012 com um déficit de R$ 220 milhões e não se sabe como vai entrar 2013".

Projeto Jogos Limpos tem indicadores de transparência

O candidato pelo PDT, Carlos Eduardo, afirmou na reunião de ontem com representantes de organizações não-governamentais que seu programa está centrado em dois eixos, planejamento e gestão democrática, "portanto, em sintonia com o apelo feito pelas organizações". Devido a outros compromissos na agenda política, o candidato Rogério Marinho fez apenas uma breve passagem no evento. Deixou o discurso para o seu vice, Haroldo Filho.  Já o pemedebista Hermano Morais, que se recupera de uma cirurgia, foi representado pelo vice, Osório Jácome.

Estiveram no comando do evento, a ex-jogadora de vôlei Ida Álvares, diretora da organização Atletas pela Cidadania; o coordenador nacional de mobilização do Instituto Ethos/Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, Felipe Saboya, e o coordenador executivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, além de representantes de entidades locais, como Ordem dos Advogados do Brasil, seção RN; Comissão Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, Comitê Popular Copa 2014 e a Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa (APAC).

As entidades cobraram aos prefeitáveis que se comprometam de fato com a vida sustentável e "que  o compromisso não fique só na caneta". Segundo Felipe Saboya, coordenador nacional de mobilização do Instituto Ethos/Atletas, o projeto Jogos Limpos já está aplicando os Indicadores de Transparência que serão divulgados até o final do ano. Maurício Broinizi explicou que a carta compromisso exige um plano de metas. "A gente oferece um conjunto de boas práticas que já deram resultado e um conjunto de indicadores para que os gestores possam fazer um diagnóstico de como encontraram o município e estabelecer as metas para melhorá-los", afirmou Broinizi.

As diretrizes, explicou Broinizi, considera a sustentabilidade urbana em cinco dimensões: social, econômica, ambiental, política e cultural. "Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer outros benefícios para a população", afirmou. Os representantes do Comitê Popular Copa 2014 e da APAC criticaram a falta de diálogo da Prefeitura na negociação para a desapropriação dos 449 imóveis que estão no entorno das obras de mobilidade. Eles cobram relocação de áreas e pagamentos justos pelas indenizações das áreas.

Principais pontos dos termos

Pelo legado socioesportivo

- Estímulo ao aumento da atividade física, fazendo dobrar a prática de atividade física e melhoria do esporte nas escolas, com ampliação e qualificação do esporte educacional em 100% das escolas públicas.

Pela Transparência Municipal

- Adotar os princípios da Lei de Acesso à Informação e os compromissos da Parceria para Governo Aberto para a transparência e a prestação de contas à sociedade;

- Desenvolver e implantar ações que visem à melhoria do Índice de Transparência Municipal;

- Incluir no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) e na prestação de contas anual, a identificação das despesas diretas e indiretas com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014, de forma a evidenciar as metas, os programas de trabalho, os grupos de despesa, as fontes de recursos e o grau de execução orçamentária e financeira;

Por uma cidade sustentável

- Criar uma Plataforma Cidade Sustentável e produzir diagnóstico da situação atual que contenha, no mínimo, os indicadores básicos da Plataforma Cidades Sustentáveis e que sirva de referência para o estabelecimento de um Plano de Metas, contemplando os 12 eixos da Plataforma, para os quatro anos da gestão.

- Publicar e divulgar um relatório de prestação de contas que contenha, no mínimo, os indicadores básicos da Plataforma e balanços periódicos, até o final do mandato.

Bate-papo

Felipe Saboya - Coordenador do Instituto Ethos

"Na verdade, é uma mudança de cultura, não só da sociedade"

O que vai garantir o cumprimento desses termos?

Tão importante, quanto esse momento da assinatura, vai ser o processo de monitoramento desses compromissos, nos próximos quatros anos. Esse é um objetivo muito importante e, por isso, a gente fez questão de promover a assinatura com a presença das organizações locais, que serão responsáveis por esse monitoramento mais próximo, através de comitês locais.

Quais são os objetivos dos Indicadores de Transparência?

Por um lado, permitir ao cidadão, à sociedade civil organizada e à imprensa avaliar o nível de transparência das prefeituras, dos estados e do governo federal. De outro lado, o objetivo é criar referências e padrões para políticas públicas da administração pública para que possa aprimorar sua políticas relacionadas à transparência.

Que aspectos são avaliados?

A gente divide os indicadores em duas partes. Uma parte é relacionada à disponibilidade e a acessibilidade da informação. A gente analisa não só o conteúdo, mas os canais de informação, quais são e se funcionam. Avaliamos os portais, os telefones de atendimentos e as ouvidorias.  Numa outra ponta, analisamos o nível de participação que a sociedade tem, seja através de audiências públicas ou outros canais permanentes de diálogo com o governo.

Precisa criar uma cultura?

Na verdade, são anos e anos de uma prática de gestão pública no Brasil onde a informação sempre foi vista quase como um segredo. Hoje, com o advento da lei de acesso à informação, que a gente considera um marco muito importante nesse processo, busca-se exatamente inverter essa lógica e tratar a informação pública como obrigação e o sigilo como sendo uma exceção. Na verdade,  é uma mudança de cultura, não só da sociedade, mas, principalmente, do gestor público que sempre vê a informação como sendo de sua posse, quando ela é pública.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Oi: qualidade do serviço deve melhorar até o final do ano


A operadora de telefonia Oi deverá chegar ao final do ano com R$ 52 milhões investidos no Rio Grande do Norte, um valor quase 70% mais alto que o desembolsado em 2011. Os números, que já haviam sido apresentados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram reiterados por executivos da companhia, ontem, e deverão ajudar a reduzir problemas como falhas e quedas em chamadas dos usuários até o final do ano. A afirmação é do diretor de Relações Institucionais da empresa na regional que abrange Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, Frederico de Siqueira.
Júnior SantosSiqueira (à esq.), com Ricardo Alves: planos são de crescimentoSiqueira (à esq.), com Ricardo Alves: planos são de crescimento

Em visita à TRIBUNA DO NORTE ontem, ele disse que o setor vive um momento de turbulências, ao comentar o endurecimento das ações da Anatel no mercado. Em uma dessas ações, em julho deste ano, a Agência chegou a proibir as vendas da Oi, da TIM e da Claro em alguns estados - no RN apenas a TIM sofreu restrições - e só liberou a retomada com o compromisso das empresas de que irão investir para melhorar os serviços e reduzir o índice de queixas do consumidor.

METAS

O executivo afirmou que os investimentos realizados   no Rio Grande do Norte este ano já começaram a surtir efeito, mas que devem ser melhor percebidos até dezembro. Ele também disse que reduzir as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor é meta da operadora. "Isso se consegue com investimentos e com melhorias no atendimento", declarou. Nesse sentido, acrescentou ainda, a Oi deverá inaugurar este mês a primeira loja própria em Natal. Com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, o espaço terá 120 metros quadrados para atendimento e vai funcionar no Midway Mall. 

Atualmente com a terceira maior fatia do mercado no Rio Grande do Norte, atrás da TIM e da Claro, nesta ordem, a operadora corre para recuperar a primeira posição do ranking. "Queremos conseguir isso nos próximos dois anos", afirmou Siqueira. De acordo com ele, o mercado potiguar deverá crescer entre 8% e 10% este ano. "O potencial do estado é muito grande. Com todas as soluções ofertadas ao consumidor, com novas tecnologias e produtos, vamos conseguir crescer. Esse é o grande desafio", disse, acrescentando que fatores como crise financeira mundial, inadimplência e endividamento não deverão reduzir o consumo.

Na visita à TRIBUNA DO NORTE, os planos e investimentos da companhia foram detalhados ao diretor administrativo da TN, Ricardo Alves. Outros executivos da Oi também participaram da reunião.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br

Assinada Ordem de Serviço para perímetro irrigado da Chapada do Apodi

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou em Brasília, no início da noite de terça-feira, 28, a assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. A solenidade de assinatura aconteceu no Ministério da Integração Regional com a presença do ministro Fernando Bezerra; do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Emerson Fernandes; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; dos deputados federais Henrique Alves, João Maia, entre outros convidados.

A obra é fundamental para a economia do Rio Grande do Norte por ser o primeiro projeto de grande porte que fará uso a água da barragem de Santa Cruz. Nesta primeira fase serão contemplados 4.024 hectares dos nove mil previstos no projeto total. A licença ambiental do perímetro irrigado foi entregue em outubro do ano passado pela governadora Rosalba Ciarlini ao DNOCS. A obra será executada por um consórcio, vencedor da licitação, formado pelas empresas EIT do Rio Grande e a mineira Fidenss e é financiada pelo Ministério da Integração Nacional. Os trabalhos serão acompanhados pelo DNOCS.

A governadora disse que essa obra vai marcar a história do Vale do Apodi e de toda região da Chapada. "Essa obra vai trazer desenvolvimento, emprego e renda. É um projeto de grande alcance social e vai promover o desenvolvimento do nosso Estado. É uma grande felicidade está aqui nesse dia sendo testemunha dessa Ordem de Serviço ao lado do ministro da Integração, que teve o aval da presidente Dilma Rousseff, com toda a nossa bancada, reconhecendo o esforço de todos. Temos que reconhecer que a Barragem de Santa Cruz, que foi concluída por Garibaldi Alves Filho, agora que vai ter a sua função real do desenvolvimento".

Segundo o ministro Fernando Bezerra, o perímetro irrigado da Chapada do Apodi é o mais expressivo da carteira de irrigação do Ministério da Integração Regional e vai gerar de 10 a 12 mil novos empregos. "Essa obra é um compromisso com o pequeno produtor rural, um perímetro de interesse social, pois mais de 90% de sua área será ocupada por pequenos produtores rurais".

O projeto de irrigação está orçado em 212 milhões de reais e  deverá ser concluído até 2014. "Os lotes serão distribuídos para pequenos produtores rurais, agrônomos e empresários. Mais a maior parte será destina aos pequenos produtores", explicou o presidente do DNOCS, Emerson Fernandes.

Fonte:http://www.gazetadooeste.com.br

Vivaldo Costa recomenda que candidatos evitem promessas “exageradas” que não possam ser cumpridas na administração

O deputado Vivaldo Costa (PR) sugeriu que os candidatos ao pleito municipal das cidades do Rio Grande do Norte respeitem o eleitor apresentando propostas de governo condizentes com a realidade. “Façam propostas exequíveis que possam ser cumpridas para que mereçam o crédito do eleitor”, destacou.
O parlamentar citou como exemplo que projeto que deve ser apresentado pelos candidatos, e cobrado pela sociedade, soluções para o problema do crack, que toma conta de todas as cidades do país. “É um problema gravíssimo que deve ser combatido”, disse.

Fonte: Marcos Dantas

Marcco pede divulgação dos salários da CMN

Destaque na Tribuna do Norte de hoje (30),  mostra que rpresentantes do Movimento Articulado de Combate a Corrupção protocolaram ontem o pedido para que a Câmara Municipal de Natal cumpra na integralidade a Lei de Acesso à Informação. A coordenadora do Marcco, delegada Ohara Fernandes, destacou a necessidade do Legislativo da capital potiguar disponibilizar a lista completa dos servidores, os salários base, vantagens permanentes, eventuais, descontos e os salários líquidos.
 "O objetivo é disponibilizar essas informações, para que o cidadão possa ter acesso a esses dados, facilitando a compreensão do trabalho do Legislativo", destacou Ohara Fernandes. O presidente da CMN, Edivan Martins (PV), afirmou que vai cumprir a solicitação do MARCCO. "Estamos conscientes que já cumprimos a lei com a publicação da relação dos servidores, mas nos colocamos a disposição para prover quaisquer informações adicionais que nos sejam solicitadas", disse.O Ministério Público Estadual também já havia emitido uma recomendação  para a Câmara Municipal. O MP definiu o prazo de dez dias, a contar da notificação, para a publicação dos dados completos.
 
Fonte: Marcos Dantas

Jardim de Piranhas é o município que tem mais carros importados com a imagem de políticos


O município de Jardim de Piranhas vem chamando a atenção na região.
Motivo: é grande o número de carros importados adesivados com a imagem dos candidatos a prefeito e vereador no município. Sem falar nas peças publicitárias utilizadas por alguns candidatos.
De todas as cidades do interior, a campanha em Jardim deverá ser uma das mais caras.

Fonte: Robson Pires

Semana da Pátria será aberta nesta sexta


Acontece amanhã, sexta-feira (31) a abertura oficial da Semana da Pátria 2012. A solenidade acontecerá às 10h, na Praça Cívica, em Natal, e contará com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que fará a leitura da Mensagem Cívica.
O evento terá a participação de autoridades das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e da Polícia Militar, que farão o hasteamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Norte e de Natal e recepção do fogo simbólico da Pátria. A programação da Semana da Pátria 2012 inclui atividades esportivas e apresentações musicais, sendo encerrada com o tradicional Desfile Cívico-Militar, no dia 7 de setembro.

Fonte: Robson Pires

CAMPEONATO SUB 17 ACONTECEU NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ...

S5032753.JPG
 
A primeira edição do Campeonato Municipal Sub 17 de São José do Seridó superou todas as expectativas. Envolvendo alunos da Rede de Ensino Municipal, e do Programa Bola da Vez, a final do campeonato movimentou o último final de semana em São José do Seridó.
“Os jogos foram criados como meio de interação e estímulo á pratica esportiva entre os alunos que disputam entre si com o sentimento de desporto”; disse o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer de São José do Seridó, Francinei Medeiros.
O Campeonato Municipal Sub 17 tem como objetivo garantir uma maior integração entre os alunos e a comunidade de modo que passem a trocar experiências e criem novos laços de amizade. Para que esse objetivo seja alcançado é necessária a participação de todos.
 
No sábado, 25, ocorreram 2 jogos, sendo que no primeiro jogo da semi-final terminou com Palmeiras 4 x 1Flamengo. O segundo jogo ficou de São Paulo 3 x Vasco 1.
No domingo aconteceu a final entre Palmeiras x São Paulo, sendo o São Paulo vencedor pelo o  placar de 1x0 com gol de Pedro Henrique.
O Campeonato foi organizado pela Secretária de Juventude, Esporte e Lazer de São José do Seridó, que tem como Secretário, Francinei Medeiros, o Anum, e contou com a participação de 06 equipes.
Fonte: www.elienenews.blogspot.com

MOBILIZAÇÕESÇÕES POLÍTICAS AGITAM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ NOS FINAIS DE SEMANA...

éo11.jpg
É bem verdade que as mobilizações políticas neste ano de 2012, estão bem a quem das realizadas durante a campanha de 2008, quando coligações alternavam em dias diferentes suas mobilizações, e todos os dias aconteciam mobilizações.
Este ano as mobilizações estão concentradas nos finais de semana, como no último final de semana, quando a coligação “O Futuro é Agora” (foto acima) formadas pelos partidos PP/PR e PSB, realizou sua mobilização na sexta-feira, enquanto a coligação “O Novo Tempo” (Foto abaixo) realizou sua mobilização no último sábado, sendo prestigiada pelo Ministro Garibaldi Alves Filho.
Outra característica e esta bem positiva, é que os ânimos não estão exaltados, e adversários continuam se cumprimentando e até conversando, bem diferente da campanha de 2008, quando isso era raro.
éo15.jpg
A história mostrou aos são-joseenses que política se faz com respeito à opinião do próximo, sem perseguições ou retaliações, e que a democracia deve reinar sempre.
Para este final de semana, recebemos até o presente momento, apenas a agenda da coligação “Um Novo Tempo”, que estará lançando seu Plano de Governo e fazendo mobilizações no Assentamento Seridó.

Fonte:saojosedoserido.com

PADRE FABIANO OPINA SOBRE POSTS DE FACEBOOK


Que a redes sociais tem uma função de repercutir assuntos dos mais polêmicos, isso já está bem claro.

O fato é que também está bem claro  que, o mau uso dessa ferramenta vem gerando uma série de desavenças que vão muito além do mundo virtual.

O que muitos não sabem é que consequências criminais e civis podem decorrer do mau uso da rede mundial de computadores – Internet, por meio das redes sociais, como Orkut; Facebook, Twitter e demais redes.

Diante disso, Padre Fabiano Maurício, Pároco da Nossa Cidade, mostra-se bastante preocupado com o andar que vem levando vários posts publicados no facebook. Quando a isso ele comenta:

“Amigos queridos, não se exponham tanto nesse meio traiçoeiro que é a internet. Há pensamentos que não devem ser revelados e palavras que nunca deverão ser publicadas. Tem gente que precisa mais de um "querido diário" do que de uma conta no facebook!” disse o Padre.

Fonte: Eliene Dantas

OBRAS DA PASSAGEM MOLHADA SOBRE O RIO SÃO JOSÉ ESTÃO EM ANDAMENTO


 Está em andamento a obra da passagem molhada sobre o rio São José.

Essa obra é importante porque beneficiará mais de 10 comunidades rurais que fazem parte do município de São José do Seridó.

Beneficiará principalmente os alunos da rede municipal, estadual e até universitários que vivem na zona rural também terão mais facilidade na acessibilidade até o município mesmo nos períodos que compreende o período chuvoso, já que nessa época, a antiga passagem molhada., com a cheia do rio, não permitia a passagem de automóveis.

A passagem molhada sobre o rio está sendo construída pela empresa TRATOLINK que prevê entregar a obra muito em breve.

Fonte: Eliene Dantas

Cabanha sediada em São José do Seridó é sucesso em Natal

A cabanha Seridó sediada na fazenda Pitombeira, próximo à zona Urbana de São José do Seridó, está transportando a carne de ovelhas produzidas na cabanha.

A cabanha Seridó, é uma homenagem a São José e a região Seridó, trabalha com a raça Soinga e já participou de exposições agropecuárias em vários setores do estado sendo que, em algumas destas, teve animais campeões.

O senhor José da Cunha de Medeiros e seu filho José da Cunha de Medeiros Junior é quem gerenciam a cabanha que aparece como um dos grandes divulgadores positivos do município em Natal e outras cidades.

Fonte: Eliene Dantas

Santa Cruz/RN: Assalto, perseguição e tiroteio deixa um bandido morto

No final da tarde desta quarta-feira (29) dois elementos de alta periculosidade assaltaram por volta das 17h:00  um supermercado no bairro do Paraíso em Santa Cruz/RN, na fuga dos bandidos em uma moto honda de cor vermelha de placa MYJ 7386 de Currais Novos, se depararam com uma guarnição da PM que estava em operação fazendo uma barreira policial entre Santa Cruz e São Bento do Trairi, tão logo a guarnição foi comunicada do assalto começou então uma perseguição policial com troca de tiros onde um dos assantantes caiu morto e o outro conseguiu fugir a pé pelo mato.
Segundo informações prestadas pela PM ao Blog O Paralelo, poderá haver a captura do outro assaltante, sabendo-se porém que o assaltante morto é conhecido pelo nome de Paulo, o corpo está no local a espera do Itep. Com informações obtidas através do PM Dinarte da Cia de Polícia de Santa Cruz.
De acordo com relatos a moto que está em poder da PM de Santa Cruz foi furtada na última segunda feira (27) na cidade de Currais Novos e o principal suspeito seria um viciado em crack residente naquela cidade de nome Magnus Silva Santos de 28 anos, o mesmo tinha sido detido naquela cidade no último dia 15/08, suspeito de furtar um celular. Acabamos de receber a informação, que o segundo bandido acaba  foi capturado  e recambiado para a DP Civil.
Fonte:oparalelo e andrefotos

Representante do Sebrae Nacional conhece as experiências desenvolvidas em Currais Novos e Cerro Corá

4102 Além de Currais Novos e Cerro Corá, Parelhas e Caicó também no roteiro
As experiências desenvolvidas pelos Territórios da Cidadania no Seridó poderão servir de referências para outros Estados. O analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Israel Jorge, visita principalmente a área que envolve os Território Seridó e Sertão do Apodi. O intuito da visita é conhecer de perto as ações bem sucedidas realizadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte através do programa.
 
E a visita começou pela cidade serrana de Cerro Corá, onde teve um encontro com os Agentes de Desenvolvimento Local e o secretário de Desenvolvimento do município. Já em Currais Novos, conheceu o Centro de Artesanato e o complexo turístico da Mina Brejuí. No entanto, o destaque ficou por conta da visita a empresa S Design, da empresária Sheila Morais, que é atendida também pelo setorial de Confecções do Sebrae, e ao Sítio Santa Isabel, onde são desenvolvidos vários projetos da Instituição, como é o caso do Talentos do Brasil Rural, Projeto Leites e Derivados, Projeto Palma e Ovinocaprinocultura.
 
Fonte: Marcos Dantas

Governo entrega viaturas, equipamentos e fardamentos ao Corpo de Bombeiros

4108 Foram recebidos 20 carros, 2 ônibus de transporte de tropa e equipamentos de proteção individual
A noite desta quarta-feira (29) foi de festa para o Corpo de Bombeiros Militar do RN, a corporação recebeu da governadora Rosalba Ciarlini novos fardamentos, veículos, capacetes, botas e centenas de equipamentos de proteção individual durante a solenidade de formatura da primeira turma de alunos do Programa Bombeiro Mirim após a sanção da Lei nº 9.561 de 25 de outubro de 2011, que reconheceu e oficializou o Programa no RN.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, o Cel. Eliseu Dantas, até o final do ano serão entregues ao CBMRN o equivalente a R$ 3,5 milhões em equipamentos. “Hoje estamos recebendo um aporte de R$ 1,7 milhão em instrumentos que vão melhorar a atuação do Corpo de Bombeiros em todo o Estado, é uma realidade nova que a corporação vislumbra, pois a governadora Rosalba Ciarlini foi a grande incentivadora para que fossem feitos convênios e parcerias que possibilitaram as melhorias que recebemos hoje. O Secretário de estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha também apoiou bastante, através do auxílio para a criação de uma comissão de projetos voltada para captar essas parcerias”, explicou o Coronel Eliseu Dantas.
 
Fonte: Marcos Dantas

Dilma sobre Garibaldi: “Um nome que honra o Rio Grande do Norte”

Durante o encontro que teve com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN), a presidente Dilma Rousseff aproveitou para dizer que está muito satisfeita com o trabalho do ministro da Previdência, Garibaldi Filho.
“Um nome que honra o Rio Grande do Norte”, disse a presidente Dilma, animada com a capacidade que Garibaldi tem de percorrer o Brasil para ampliar os serviços do INSS.

Fonte: Robson Pires

Péricles desqualifica imagem de que seu governo é perseguidor


Durante esta quarta-feira(29) Péricles desqualificou as críticas que tentam criar uma imagem sua de Prefeito perseguidor e arrogante.
“Não sou eu que grito com o povo, eu não tenho essa fama”, disse Péricles em clara referência aos discursos da oposição, que dizem de perseguições da gestão do peesedista contra alguns adversários que trabalham ou trabalharam na gestão do Peba.
“Nosso palanque é o que trata bem o povo, é o palanque que cuida das pessoas, que acolhe o povo da nossa cidade. Minha gestão é marcada pelo tratamento acolhedor dado ao povo. Bem diferente de outros por aí, que nem precisamos comentar”, cutucou o prefeito.

Fonte: Robson Pires

Tomba diz que teleférico de Santa Cruz custará mais de R$ 12 milhões


O teleférico de Santa Rita de Cássia se apresenta como a principal obra de Tomba Farias para Santa Cruz. É isso que está bem claro e em evidência em seus discursos.
Ontem (29) Tomba falou claramente sobre a obra e especificou os valores da mesma. Segundo o deputado, a obra está orçada inicialmente em R$ 12 milhões.
Em 2010, o Governo do Estado informou que a obra do Santuário contou com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Fonte: Robson Pires

Aulas do Curso de Odontologia da Uern em Caicó são suspensas por falta de material

2012 é um ano para ser esquecido pelos alunos do Curso de Odontologia da Uern em Caicó. Primeiro foi uma longa greve de professores que trouxe inúmeros prejuízos. Agora, os acadêmicos de Odontologia em Caicó tiveram novamente suas aulas suspensas e o motivo desta vez é menos nobre. Falta de material básico para atender a vida vegetativa do curso. Falta tudo. Desde um compressor, que encontra-se quebrado,até um simples papel para esterilização. Os alunos se queixam que a reitoria não se sensibiliza com o problema e alguns vão recorrer ao Ministério Público. Não há previsão para que as aulas sejam retomadas.
Paradoxo
O mesmo curso que hoje suspendeu suas aulas por falta de material ficou entre os 11 mais bem avaliados do País, de acordo com os números do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (ENADE), divulgados em 2011 pelo Ministério da Educação.Os alunos, que naquela ocasião conseguiram colocar o Curso de Odontologia de Caicó, entre os mais bem avaliados do Brasil, são os mesmos que hoje tiveram suas aulas suspensas por ingerência administrativa.Até agora nenhum político ,seja vereador, deputado ou prefeito, se posicionou sobre o assunto. Devem estar muito ocupados na obsessão de  eleger a si ou a seus apadrinhados.
V&C
Fonte: Robson Pires

Ex-governador do RN Iberê Ferreira sem câncer


O ex-governador Iberê Ferreira de Souza foi submetido a mais uma etapa de exames em São Paulo.
Notícias excelentes; há seis meses que seu organismo não apresenta nenhum resquício de câncer. Amanhã, retorno ao RN com destino a Santa Cruz, onde o filho Joca é candidato a vice prefeito.
Território Livre

Fonte: Robson Pires

Minha Casa, Minha Vida fica mais amplo e barato


O valor dos imóveis que podem ser adquiridos dentro do Minha Casa, Minha Vida foi ampliado e o valor da parcela mínima a ser paga pelo consumidor caiu.   Com a alteração,  o consumidor que contava com subsídios do programa para comprar imóveis de até R$ 52 mil em Natal  poderá contratar imóveis de R$ 61 mil e, no interior, o valor passou de  R$ 48 mil para R$ 57 mil. As mudanças foram anunciadas ontem, em portaria publicada no Diário Oficial da União.
As novas regras valem para a faixa 1 – famílias com renda de até R$ 1,6 mil/mês  – e entram em vigor em setembro somente para os novos beneficiários do programa. Para quem já havia contratado o financiamento não há, por ora, alteração. De acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Roberto Linhares, a ampliação do teto dá novo fôlego tanto para os mutuários, como também para as  construtoras que passam a contar com um incremento de até 18% do valor que antes recebiam do governo.
PRESTAÇÃO
O valor do subsídio pago pelo governo também passou por alteração essa semana. A CEF passará a arcar com 95% dos gastos de cada imóvel, de acordo com o decreto 7.795, publicado na última segunda-feira no Diário oficial. O aumento no subsídio derrubou de 10% para 5% a parcela mínima de renda mensal familiar comprometida com a prestação da casa. Ou seja, as parcelas que antes oscilavam entre R$ 50 e R$ 160 passarão a R$ 25 ou R$ 80, no mínimo.
Agência Brasil

Fonte: Robson Pires

Ministério Público investiga contratação de bandas para festa de Jardim de Piranhas

O Ministério Público de Jardim de Piranhas está investigando a contratação de bandas da Festa de Nossa Senhora dos Aflitos. Em audiência com o prefeito Antonio Macaco e a presidência do Clube Atlético Piranhas, a promotoria questionou o cartaz criado para o período, cuja tonalidade poderia até beneficiar um candidato específico a prefeito.
O prefeito assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), se comprometendo a gastar somente R$ 50 mil na parte social da festa. O CAP negou que tenha interesse de contratar bandas grandes, ainda assim teria assinado um documento se comprometendo a declarar qualquer gasto neste sentido caso mude de idéia. Pelo documento, o clube teria de avisar o nome da banda e a quantidade de senhas disponíveis, para que o MP fizesse as contas. O responsável pela montagem do cartaz também será ouvido sobre as atrações anunciadas, estando sujeito a multa e responder processo.



Fonte: Robson Pires

Vivaldo Costa sugere aos candidatos a prefeito luta para combater o crack


O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) sugeriu que os candidatos a prefeito de Caicó e de outros municípios nas eleições municipais deste ano no Estado façam propostas concretas que possam ser cumpridas para que recebam o respeito do eleitor.
O Papa-Jerimum – citou como exemplo – que os candidatos apresentem um projeto para buscar uma solução de combate ao crack que, segundo ele, é um mal terrível para a sociedade. É um problema grave que deve ser combatido, declarou Vivaldo.

Fonte: Robson Pires